Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COLUNA

TCE Esclarece: Raquel, Laís, Lídia, Rianna, Consuelo

Foto: Freepik.com

Por Leonardo José Andriolo
Auditor de Controle Externo

Os servidores do TCE-RS já estão acostumados a ouvir falar em Raquel, Lais, Lidia, Rianna e Consuelo. Mas esses não são nomes de auditoras ou de gestoras do Tribunal. Na verdade, são robôs que utilizam a tecnologia da informação para aumentar a eficiência do trabalho dos auditores.

A partir da disponibilidade de dados oriundos de bases próprias, públicas e obtidas a partir de termos de cooperação, o Tribunal desenvolveu sistemas e criou robôs capazes de processar grande volume de dados a fim de gerar informação e conhecimento, colaborando para o aperfeiçoamento e racionalização dos processos de fiscalização e acompanhamento dos atos administrativos. Atualmente, o TCE conta com os seguintes robôs:

Publicidade

  • Robô RAQUEL (Revisão Automática da Quebra de Uniformidade em Empenhos e Liquidações): ferramenta que analisa e valida os dados enviados pelos jurisdicionados municipais e identifica a ocorrência de alterações contábeis e orçamentárias entre as diferentes remessas;
  • Robô LAIS (Licitacon Análise de Indícios de Sobrepreços): auxilia os auditores na pesquisa de preços de referência e na comparação destes com os preços estimados e contratados pelos órgãos fiscalizados;
  • Robô LIDIA (Leitor de Informações de Diários): a partir da utilização de conceito de inteligência artificial, identifica processos licitatórios ou contratações publicadas em diários oficiais e portais de compras públicas;
  • Robô RIANNA (Relatório de Indícios para Auditoria com base em Notas fiscais com Numeração Atípica): identifica a emissão de notas fiscais com numeração atípica contra órgãos públicos;
  • Robô CONSUELO (Consulta de Elos): permite realizar buscas de vínculos como parentesco, societários, empregatícios, em processos licitatórios.

LEIA TAMBÉM: TCE Esclarece: os desafios nas parcerias entre o poder público e o terceiro setor

A esses robôs com nomes femininos, soma-se outro:

  • Robô ICARO (Identificação de Comportamento Atípico na Aplicação dos Recursos Orçamentários): analisa as despesas dos jurisdicionados e emite alertas automáticos, quando identificado comportamento atípico na execução das despesas.

Esses robôs, assim como outras aplicações de tecnologia da informação e a própria Inteligência Artificial, são apenas ferramentas auxiliares, que aumentam a eficiência dos trabalhos, mas os relatórios sempre serão elaborados com independência e imparcialidade pelos Auditores de Controle Externo, com base em seus conhecimentos técnicos, habilidades analíticas e experiência, com o objetivo de não apenas exercer o controle das ações públicas, mas buscando também a melhoria da gestão pública.

Publicidade

LEIA MAIS DA COLUNA TCE ESCLARECE

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.