Candelária e Vale do Sol deram mais um passo para a construção da ponte sobre o Rio Pardo que interligará os dois municípios. Em ato na tarde de sábado, 14, no Centro de Convivência Aline Gewehr Trindade, em Candelária, o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) fez a entrega de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para a realização da obra entre as localidades de Rebentona (Candelária) e Paredão (Vale do Sol).
A viabilização da ponte surgiu a partir de uma ideia do senador, que é natural de Candelária. Ele passou a articular a retirada de uma ponte férrea abandonada na divisa entre Alegrete e Quaraí, na Fronteira Oeste. A partir disso, iniciou-se o processo com os dois municípios envolvidos. O esforço também conta com o apoio da Associação do Comércio e Indústria de Candelária e recursos do Sicredi Centro-Serra e da iniciativa privada, para desmontar a estrutura e trazê-la à região.
LEIA TAMBÉM: Entidades de Candelária recebem recursos de emendas impositivas
Publicidade
A operação de remoção da ponte está sendo conduzida pela empresa GM Montagens Industriais, com apoio do Exército Brasileiro, e exige um trabalho delicado de transporte, devido ao tamanho e peso. A estrutura tem três módulos, dois deles de 20 metros cada e que serão transportados inteiros para Candelária. Já o de 40 metros será cortado para o transporte e posteriormente soldado de forma definitiva no local da obra. A terraplenagem para retirar a ponte já está concluída e em breve deve começar a remoção na cidade de Quaraí.
Enquanto o processo avança, os trâmites para a construção dos pilares de sustentação seguem em andamento. A empresa Inovate Soluções Ambientais e Industriais é responsável pelo licenciamento ambiental do lugar onde a ponte será instalada.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Candelária constrói nova ponte no Corredor dos Siqueiras
Publicidade
Trata-se de um processo mais complexo por envolver dois municípios e tramitar em nível estadual junto à Fepam. A construção dos pilares extras que darão sustentação à estrutura será realizada pela empresa Moura Monteiro, que já fez visita técnica para avaliar a área.
Também estiveram no anúncio de sábado o deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas); os prefeitos de Candelária, Nestor Ellwanger (Progressistas), e de Vale do Sol, José Valtair dos Santos (Progressistas); os vice-prefeitos Cristiano Becker (MDB) e Alexandre da Mota (PL); vereadores, secretários municipais e moradores das localidades beneficiadas.
Além da emenda parlamentar para a construção da ponte, Luis Carlos Heinze confirmou a destinação de R$ 500 mil a Candelária, para auxiliar na construção da nova creche no Bairro Marilene, obra que já está em andamento.
Publicidade