Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

40 ANOS NO PASSADO

Aulão de História recorda fatos marcantes de 1985

Apresentações realizadas no Teatro do Colégio Mauá fizeram um resgate de alguns dos principais acontecimentos mundiais | Foto: Julian Kober

O ano de 1985 foi marcado por fatos importantes em todo o mundo. O Brasil celebrava, na primeira edição do Rock in Rio (ao som de Queen, Rod Stewart, Iron Maiden e Ozzy Osbourne), a eleição indireta de Tancredo de Almeida Neves a presidente da República, assinalando o fim dos 21 anos de ditadura militar. 

A política global foi marcada por mudanças que impactaram os anos subsequentes, sobretudo em relação à Guerra Fria. Já na cultura popular, o público foi brindado com clássicos do cinema, incluindo Clube dos Cinco, Os Goonies e De Volta Para o Futuro, e grandes sucessos da música, como We Are The World, que reuniu os maiores artistas do período.

LEIA TAMBÉM: Desfile de 20 de setembro será na Marechal Floriano

Publicidade

Diante de sua significância, a data foi reverenciada no 16º Aulão de História do Colégio Mauá. Intitulada De Volta a 1985, a apresentação, protagonizada pelos alunos do Ensino Médio, transportou o público 40 anos no passado.

Por duas horas, o espetáculo abordou os tópicos mais relevantes daquele ano. Em um clima nostálgico, começou com uma versão rock da música Careless Whisper, de George Michael, reinterpretada por músicos convidados. 

Em seguida, a exibição de comerciais da Apple e do Windows deu início ao primeiro ato, voltado às tecnologias que geraram mudanças significativas no período. Uma delas foi o lançamento do Windows 1.0, desenvolvido pela Microsoft e que, desde lá, é considerado um dos sistemas operacionais mais famosos. Também foi o ano de estreia do jogo Super Mario Bros. que garantiu a presença do encanador italiano em cerca de 200 jogos. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Documentos históricos de acervo em Rio Pardo vão ganhar versão digitalizada

A cultura popular da época foi homenageada com uma série de clipes exibidos no telão. Cenas de filmes marcaram presença, assim como a abertura de desenhos como Thundercats e Caverna do Dragão. As vinhetas da Sessão da Tarde e das novelas da Globo também apareceram. E os comerciais da Pepsi e até do Gelol aqueceram o coração daqueles que viveram na década e despertaram a curiosidade das gerações que nasceram no novo milênio.

O ano em que o rock tentou melhorar o mundo

O concerto Live Aid, realizado no dia 13 de julho de 1985, foi um dos temas que ganharam evidência durante o 16º Aulão. Além de ser responsável por criar o Dia Mundial do Rock, o evento beneficente – que reuniu Queen, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Madonna e outros – arrecadou fundos para combater a fome na Etiópia. Também ficou marcado por ser transmitido simultaneamente em todo mundo pela televisão.

Publicidade

Na avaliação do organizador do Aulão e professor de História do Mauá, Waldy Lau Filho, o ato traz uma importante lição aos alunos. “Juntamente com a música We Are The World, demonstra como a arte, de forma geral, assumiu o papel de mudar o mundo. Foi um momento no qual os artistas saíram das suas bolhas e se envolveram em uma causa maior”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Trajes das candidatas à corte da Oktoberfest homenageiam os 40 anos da festa

Fatos históricos também ganharam destaque. Entre eles os envolvendo a Guerra Fria, que terminaria em 1991 com a dissolução da União Soviética. O Aulão ainda lembrou dos 40 anos da redemocratização do Brasil. 

Publicidade

Entre um momento e outro, não faltaram apresentações de bandas formadas por músicos locais, que levaram ao palco versões de bandas como A-Ha, Barão Vermelho, The Cult, Iron Maiden e AC/DC. O encerramento ficou com a Tumulto Alemão, banda criada em 1995 no Mauá e que foi a homenageada da edição.

A apresentação da banda Barão Vermelho no primeiro Rock in Rio, em 1985, foi relembrada pelos artistas locais no palco do teatro | Foto: Julian Kober

Protagonismo

Em 2025, o Aulão de História envolveu 85 pessoas, incluindo estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, ex-alunos e professores. Foram cerca de três meses de trabalho até culminar na apresentação de ontem.

O organizador do evento, Waldy Lau Filho, destacou o protagonismo das turmas, que assumem a responsabilidade de escolher os temas, fazer as pesquisas e escrever os roteiros. E têm a oportunidade de vivenciar, ainda que temporariamente, um pouco da cultura da época.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O que assistir no streaming nesta semana: veja lista de lançamentos

“Eles sabem sobre o Clube dos Cinco e De Volta Para o Futuro. Então há esse aspecto também, que proporciona uma autenticidade ao Aulão. Eles que tomam a partida e eu assumo o papel de regente”, afirmou o professor de História.

A estudante Catarina Frick Silveira, de 17 anos, foi uma das participantes do evento. Ela atuou na peça que conta a história do Live Aid e também sobre a Sessão da Tarde, responsável por apresentar os filmes da década de 1980 para as novas gerações. Para a aluna do terceiro ano, o aulão foi um momento de aprendizado e conhecimento sobre a cultura da época. “É um pedaço de informação que eu não tinha, então foi bem interessante”, destacou.

Para o momento sobre a Sessão da Tarde, a estudante Gabriela Tainá Hermes Moenke utilizou as vestimentas que a personagem da atriz Molly Ringwald usa em Clube dos Cinco. Para a jovem de 17 anos, foi uma oportunidade de conhecer uma série de filmes, incluindo Rambo, Rocky, Mad Max e outras obras oitentistas que marcaram época. “Tivemos que pesquisar muito sobre cada obra e sobre os personagens – como eles agem, características. Foi um trabalho bem grande”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.