Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Especialista em finanças fala sobre o papel das empresas na saúde mental dos colaboradores

Foto: John Kaercher Machado

Evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial, reuniu empresários e lideranças locais no Antigo Bistrô

Evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial, reuniu empresários e lideranças locais no Antigo Bistrô

O Café Empresarial de julho, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, abordou na manhã desta sexta-feira, 18, um tema cada vez mais presente nas rotinas corporativas: “Menos dívidas, mais saúde mental: o papel das empresas na conversa sobre dinheiro”. Realizado no Antigo Bistrô, o encontro reuniu empresários e lideranças locais para refletir sobre como as finanças pessoais influenciam o bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, a produtividade nas organizações.

O painel foi mediado pela consultora credenciada do Sebrae, Silvana Silveira, especialista em finanças comportamentais e planejamento financeiro. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ela reforçou que o endividamento tem múltiplas causas, desde o alto custo de vida até a facilidade de acesso ao crédito.

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

Publicidade

“A população está muito endividada, em parte porque hoje é muito fácil conseguir empréstimos e linhas de crédito, e também por hábitos de consumo, desejo de aproveitar a vida ou até herança cultural de famílias já endividadas. Mas também temos a realidade da economia atual, que pressiona ainda mais”, destacou Silvana.

Ela também ressaltou dados de uma pesquisa realizada pelo Serasa em 2024, que analisou a relação entre saúde mental e dificuldades financeiras no ambiente corporativo. “A pesquisa mostra o impacto direto da situação financeira na saúde mental dos trabalhadores. Trouxe esses dados e também alguns casos do meu dia a dia profissional para que os empreendedores aqui presentes possam refletir: será que algum funcionário da sua empresa está enfrentando esse tipo de dificuldade? Se sim, como perceber e agir? Vou apresentar algumas ideias e sugestões práticas que podem ser aplicadas desde já.”

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá conquista uma das maiores pontuações do Enem no País

Publicidade

Ainda em entrevista à Rádio Gazeta, a diretora executiva da ACI, Roberta Pereira, destacou a importância crescente de falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho e a responsabilidade das empresas em apoiar seus colaboradores também fora do campo profissional.

“Falamos muito sobre bem-estar, saúde mental no local de trabalho, e sobre a preocupação das lideranças com seus colaboradores. As pesquisas mostram um índice altíssimo de endividamento. Quando falamos em saúde mental, produtividade, faltas e afastamentos no trabalho, muitas vezes isso está ligado a questões como depressão, ansiedade e até pânico – problemas que, por vezes, têm origem em dificuldades financeiras pessoais. Por isso, a educação e a organização financeira precisam estar mais presentes na nossa vida, inclusive nas escolas. Sabemos o quanto isso é importante”, disse Roberta.

Saiba mais

O Café Empresarial conta com o patrocínio da Gazeta Grupo de Comunicações, Antigo Bistrô, Bitencourt Seguros, Cindapa, Dinda Card, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard.

Publicidade

Colaborou o jornalista John Kaercher Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.