Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PRÁTICA TRADICIONAL

Santa Cruz tem mais de mil artesãos cadastrados, diz secretário da Cultura

Foto: Claudine Friedrich

Santa Cruz do Sul é uma cidade conhecida por diversos aspectos: seja pela Oktoberfest, pelo Enart, pela cerveja ou pela gastronomia alemã. No entanto, outra tradição também tem destaque e um grande número de praticantes no município: o artesanato. Segundo o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, a cidade tem quase 1,1 mil artesãos cadastrados junto à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

O titular conta que, desde que assumiu a pasta, em janeiro, foram pensadas ações para localizar e trazer reconhecimento a esses artistas. Desde então, mensalmente é realizada na Praça da Bandeira a Feira de Artesanato e Economia Criativa, onde os trabalhos podem ser mostrados e comercializados à população. Na última edição, em julho, foram cerca de 80 expositores participantes, englobando segmentos variados, como peças em madeira, artigos de decoração, gastronomia artesanal, vestuário, literatura e fotografias.

LEIA TAMBÉM: Após dias chuvosos, semana terá frio e tempo firme em Santa Cruz; veja a previsão

Publicidade

“Os artesãos de Santa Cruz do Sul hoje estão felizes, porque nós estamos colocando à disposição deles locais para que eles possam vender os produtos de forma digna. Tudo aquilo que produzem, eles podem levar até o conhecimento da população”, destaca Albers. O secretário confessa que ainda sonha com um local exclusivo para o artesanato no município.

Além disso, o crescimento e o incentivo da Prefeitura ao artesanato têm chamado a atenção até mesmo daqueles que haviam deixado esse ofício de lado. “A partir do momento que você faz uma feira, onde a praça da Prefeitura está lotada, está bonita, há uma circulação grande de pessoas e as vendas estão acontecendo, isso chama a atenção de outros que estavam afastados do ramo, mas que querem participar também”, pontua o secretário.

Para além da feira mensal na Praça da Bandeira, os artesãos também têm participado de outras atividades com parceria do Município, tanto em locais públicos como locais privados.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Uma em Mil” é selecionado para mostra competitiva do 53º Festival de Cinema de Gramado

Município sediará evento estadual de artesanato

Outra boa notícia para o artesanato em Santa Cruz do Sul é a realização do 1º Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar, de 4 a 7 de dezembro, no Parque da Oktoberfest, no qual estará em destaque o trabalho de artesãos e agricultores de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Realizado em parceria com o FGTAS e totalmente custeado pelo Estado, o evento, segundo Albers, é algo inédito no município.

“Até hoje, a gente só vê o artesanato e a agricultura familiar fazendo parte de um evento que já existe. Agora, um evento específico para a agricultura familiar e artesanato a gente nunca teve”, ressalta. Inicialmente, a programação ocorreria em Gramado, na Serra Gaúcha. No entanto, por coincidir com as atrações do Natal Luz, a organização decidiu por alterar o local, oportunidade que foi aproveitada por Santa Cruz.

Publicidade

Colaboraram Carina Weber e Lucas Malheiros

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.