O município de Encruzilhada do Sul está entre os 11 do Rio Grande do Sul contemplados pelo governo federal com a entrega de Unidades Odontológicas Móveis, resultado de um investimento de R$ 4,1 milhões. As estruturas integram o Novo PAC Saúde e vão beneficiar cidades em áreas de difícil acesso, ampliando o atendimento odontológico para populações rurais, quilombolas, indígenas, assentados e outras comunidades vulneráveis.
Na região Sul, são 21 unidades previstas, com investimento de R$ 7,9 milhões. Cada uma tem potencial de atender cerca de 3,5 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM: Dificuldade para contratar profissionais é problema na saúde de Santa Cruz, diz secretário
Publicidade
As unidades móveis são veículos adaptados com consultórios odontológicos completos, incluindo cadeira odontológica, aparelho de raio x, ar-condicionado, gerador de energia, fotopolimerizador e canetas de alta e baixa rotação, entre outros equipamentos essenciais para atendimento em áreas remotas, como frigobar e exaustor. Para garantir segurança, eficiência e continuidade nos serviços, a previsão é de que a frota seja renovada a cada cinco anos.
Os veículos são usados pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal e habilitadas pelo Ministério da Saúde. As eSB credenciadas no País passaram de 29 mil, em 2022, para 34 mil no ano passado.
As unidades móveis permitem que profissionais de saúde bucal ofereçam serviços de promoção, prevenção e atendimento básico diretamente nas comunidades. Além disso, os municípios poderão usar as unidades para procedimentos especializados, como tratamento endodôntico (canal), odontopediatria, cirurgia oral e próteses dentárias.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade