Enquanto a bandeira do Rio Grande do Sul tremulava, no alto do Palacinho, adiante os Cavaleiros da Integração surgiam. Sob os arcos da Rua Marechal Floriano, adornados com as cores da bandeira gaúcha, o grupo passava, admirado por aqueles que ocupavam o calçadão. Logo ali, no tablado montado junto à Praça da Bandeira, autoridades, tradicionalistas, moradores e visitantes aguardavam pelo ponto alto do dia: a abertura oficial da Semana Farroupilha.
Assim que a Chama Crioula chegou ao espaço, a emoção tomou conta daqueles que cultivam as tradições. O coordenador do grupo, que foi a Caxias do Sul, na busca pelo fogo simbólico, João Renato Knorst reforçou o sentimento de alegria e satisfação compartilhado. “Esperamos que todos possam aproveitar esse momento. A chama une as pessoas. À volta dela a gente toma um mate e proseia”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz divulga programação oficial da Semana Farroupilha 2025; confira
Publicidade











O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, também lembrou os 189 anos da proclamação da República Rio-grandense, completados ontem. “Quantas são as façanhas do nosso povo ao longo da história. Recentemente, inclusive, pudemos mostrar novamente a força dos gaúchos, ao nos reerguermos diante dos impactos das enchentes de 2024”, disse.
Em seguida, o presidente da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), Tibicuera Almeida, reforçou a afirmação do secretário, de que a Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul promete ser histórica neste ano. “Trabalhamos durante três, quatro meses na organização. É um sonho antigo que está sendo realizado. Nosso município está pilchado”.
LEIA TAMBÉM: Galpão em homenagem a Nilo Barboza dá início aos Festejos Farroupilhas em Santa Cruz
Publicidade
Ainda de acordo com ele, as atividades visam envolver toda a comunidade e deixar um legado, principalmente para as novas gerações. “Fica nosso convite para que todos participem. Sejamos exemplo agora para colher os frutos amanhã”.
Por último, o prefeito Sérgio Moraes ressaltou os diferenciais do município e os esforços na realização de uma programação ainda mais ampla. “Essa é a terra mais gaúcha do Rio Grande do Sul”. Em seguida, após declarar oficialmente aberta a Semana Farroupilha, o momento foi encerrado em grande estilo com as declamações de Claudio Rosa e Guilherme Eduardo Graff da Silva, seguida da apresentação do grupo Os Buenachos.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!