Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWKSY

Memória: primeiro caminhão da Prefeitura chegou a Vera Cruz em 1959

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Nestor Henn (E) recebeu as chaves de Carlos Frantz. Ainda na foto, Gomercindo de Moraes e o vendedor Marino Frantz

Três meses após empossar seus primeiros governantes, o novo município de Vera Cruz começou a equipar seu parque de máquinas. Em setembro de 1959, a Prefeitura recebeu seu primeiro caminhão para agilizar as obras na cidade e no interior.

Em plebiscito realizado dia 30 de novembro de 1958, o distrito de Vila Thereza emancipou-se de Santa Cruz do Sul. Em 7 de junho de 1959, foi empossada sua primeira administração, liderada pelo prefeito Nestor Henn, vice Adolfo Werner e os vereadores Gomercindo de Moraes, Ervino Schaefer, Rudi Merten, Geroldo Franke, José Klinger, Wilmuth Molz e Lothar Deufel. A partir daí, iniciou-se a luta para dotar o município das condições necessárias para crescer e progredir, como era o sonho da comunidade.

LEIA TAMBÉM: Memória: monumento da “cerveja gigante” em Santa Cruz foi retirado após acidentes

Publicidade

Depois de analisar o orçamento, a administração decidiu investir no parque de máquinas, comprando um caminhão Chevrolet basculante, modelo 6503, ano 1959, com capacidade para seis mil quilos de carga e 142 HP de força. Com boa parte dos recursos públicos vindos da agricultura, as estradas precisavam estar em boas condições de trafegabilidade. 

A aquisição foi feita na firma Agnes & Frantz, de Santa Cruz. A fábrica da General Motors do Brasil situava-se em São Paulo e a montadora produzia 75% dos seus componentes no País. Por isso,  o veículo era considerado brasileiro. O caminhão chegou dia 3 de setembro de 1959 e foi trazido pelo próprio vendedor Marino Frantz.

LEIA TAMBÉM: Memória: Santa Cruz Country Club completa 66 anos

Publicidade

A entrega ocorreu na frente da Prefeitura (prédio antigo) e foi acompanhada pela Gazeta do Sul. O prefeito recebeu as chaves das mãos de Carlos Frantz, sócio da concessionária. Para orgulho da comunidade, na porta do caminhão, foi colocada a inscrição “Nº 1 – Prefeitura Municipal de Vera Cruz”.

Nestor dirigiu o município de 1959 a 1963. No segundo mandato, de 1969 a 1973. Ele ainda foi vereador.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.