Os usuários do transporte coletivo urbano de Santa Cruz do Sul foram informados sobre a suspensão de alguns horários de linhas de ônibus a partir desta segunda-feira, 29. A medida havia sido anunciada no dia 22, mas foi adiada em uma semana para orientar a população.
De acordo com comunicado divulgado pelo Consórcio TCS, responsável pelo serviço na área urbana, as linhas 1, 7, 12 e 28 tiveram horários retirados da grade. A alteração vale para todos os dias da semana.
LEIA MAIS: Com subsídio da Prefeitura, passagem de ônibus tem valor estabelecido em Santa Cruz; veja
Publicidade
Em contato com o Consórcio, foi informado que a decisão partiu da Prefeitura e se deve ao fato de que os horários em questão registravam baixa demanda, podendo ser atendidos por outras opções disponíveis. “É também uma forma de reduzir o custo da operação. Como não há passageiros suficientes nesses ônibus, evita-se encarecer a tarifa para os usuários”, explicou o gerente do Consórcio, Zaqueu Forgiarini.
Confira linhas afetadas
Linha 7 Linha Santa Cruz
- Linha Santa Cruz (colegial/saída do centro): 23h20
Linha 12 Esmeralda Santo Antônio
Publicidade
- Oktober via Galo: 10 horas, 14 horas e 15 horas (saída do bairro)
- Esmeralda/Souza Cruz – 14h30 (saída do centro)
- Oktober via João Pessoa – 9 horas (saída do bairro)
- Esmeralda/Giba – 8h30, 9h30, 10h30, 13h30 e 15h30 (saída do centro)
Linha 1 Agnes Kaempf
- Renascença via Salgado Filho – 9horas, 10 horas, 14 horas e 15 horas (saída Bom Jesus)
- Bom Jesus Via Salgado Filho – 9 horas, 10h30, 14h30 e 15h30 (saída Renascença)
Linha 28 Menino Deus/Tumelero
- Oktober via Galo/ Piratini – 8h25 (saída do bairro)
- Menino Deus via Tumelero – 9h05 (saída do centro)
O que diz a Prefeitura
Conforme a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, as linhas retiradas eram de entrepicos e fazem parte de ajustes no sistema, devido à baixa demanda de usuários. Esses trajetos serão cobertos por outras linhas que já se sobrepõem. Na prática, segundo o Executivo, tratam-se de adequações em trechos onde mais de uma linha atendia o mesmo itinerário.
Publicidade
A Prefeitura ressalta que segue trabalhando para melhorar o sistema, com iniciativas como o oferecimento de passe livre em dois domingos por mês e a possibilidade de compra de passagens pelo WhatsApp. “Mas, para continuarmos avançando, o sistema precisa ser sustentável”, finaliza.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade