O antigo Clube Concórdia, de Vera Cruz, realizou no dia 19 de setembro de 1959 uma promoção inédita, que foi o primeiro baile de debutantes do novo município. Até aquela data, os pais que desejavam apresentar as filhas à sociedade participavam dos eventos em Santa Cruz do Sul.
A antiga Vila Teresa, 2º distrito de Santa Cruz, tornou-se município em junho de 1959. O baile foi cercado de muita expectativa pela comunidade e lotou o Concórdia, que ficava na atual Rua Martin Francisco, onde hoje há uma floricultura.
LEIA MAIS: Memória: construção da Rodoviária de Santa Cruz foi marcada por polêmicas
Publicidade
Debutaram oito meninas-moças. Confira: Elcida Luzia Henn (filha de Ilgo e Olívia Henn); Claudete Kohls (Ottmar e Elfrieda Kohls); Darcy Leoni Keller (Eduardo e Leonida Keller); Lourdes Schmitt (Alvino e Ilse Schmitt); Lourdes Molz (Wilmuth e Lucinda Molz); Sara Keller (Celena e Roberto Keller); Marlise Rech (Aloísio e Elma Rech) e Clarice Merten (filha de Rudi e Hilda Merten).
A Gazeta do Sul registrou que o palco ganhou uma decoração diferenciada, representando a margem de um riacho. Sobre ele havia uma ponte, por onde surgiam as debutantes. Elas eram recebidas por um casal de pequenos pajens, que lhes entregavam uma corbeille de orquídeas. Depois, as garotas passavam ao braço de seus progenitores e, sob aplausos, davam uma volta pelo salão.
LEIA MAIS: Memória: Rua Marechal Floriano passou a ser vitrine da cidade na virada do século 20
Publicidade
A apresentação das debutantes, “em tom poético”, foi feita por Adolfo Werner. O jornal encerrou dizendo que as jovens estavam finamente trajadas, “verdadeira apoteose de graça e beleza”. E finalizou afirmando que o grandioso espetáculo ficará na história da sociedade vera-cruzense.
Durante a noitada, o vereador Alvino Schmitt usou a palavra para destacar a iniciativa da diretoria do clube, presidido por Germano Pechmann, e para homenagear a jovem Iara Keller, que estava de aniversário.
LEIA MAIS: Memória: Rua Marechal Floriano já teve quatro mudanças de nome
Publicidade
O Concórdia foi fundado em 1890 e teve grande importância na vida social e política da antiga Vila Tereza. Foi sede do primeiro cinema da localidade, administrado por Fredolino Belke. Quando abrigou o Galeto Kurtz, lá ocorriam as reuniões da comissão emancipacionista.
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade