O presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busatto, esteve em Santa Cruz do Sul na quinta-feira, 13. A visita de cortesia para os correligionários resultou no anúncio da formalização de uma dobradinha entre pré-candidatos. Ele, que busca a reeleição à Câmara Federal, reuniu-se com Nicole Weber Covatti (PP), presidente da Câmara e pré-candidata à Assembleia Legislativa. A vereadora mantém, claro, a parceria com a sua sogra, Silvana Covatti (PP), que disputará vaga da Câmara. A aproximação com o UB dá mais força para a junção nacional dos partidos, que resultou na União Progressistas, pensando na eleição de 2026. Com essa aproximação, formaram um grande ente político, com bastante tempo de mídia e recursos do fundão eleitoral. Por aqui, o União deve reforçar a base da campanha de Nicole. Fica em stand by a possibilidade de o Professor Cleber disputar uma vaga em Porto Alegre ou Brasília.
Dança nas cadeiras
O secretário estadual de Esportes e Lazer, Gaúcho da Geral (PSD), está bem próximo do União Brasil. Essa mudança na capital gaúcha pode representar dança nas cadeiras dentro da Câmara de Santa Cruz. Isso porque o vereador Gerson Vargas (PP) é muito próximo do Gaúcho e pode acompanhá-lo como amostra de fidelidade. Se isso acontecer, remodela o Legislativo municipal. Atualmente, o PL tem cinco cadeiras; o PP, quatro; Republicanos, dois; PSDB, União Brasil, PSB, PDT, Novo e PT, um cada. Se Vargas mudar para o UB, coloca o partido como terceira força com o Republicanos. O PL manteria o maior número de filiados e o PP retornaria às três cadeiras conquistadas nas eleições de 2024.
De olho na justiça
O PSDB está de olho no andamento do caso que apura a possibilidade de irregularidades na nominata do PDT nas eleições em Santa Cruz do Sul. A investigação do Ministério Público Eleitoral trata sobre a inclusão de candidaturas fictícias no partido para atender o mínimo definido pela legislação de candidaturas femininas (30% da nominata). Na próxima terça-feira, 18, haverá audiência de instrução sobre essa situação no Fórum de Santa Cruz. Serão ouvidas até seis testemunhas arroladas pela requerida Kelen Aparecida Santos Goettems. Mas o que os tucanos têm a ver com isso? Se a decisão da Justiça for favorável ao MPE, todos os votos da nominata do PDT seriam cassados, assim como a vaga de Andrei Barbosa, hoje ocupada por Nairo Lopes. Claro, isso ocorreria em última instância, em Brasília, após todos os recursos. Rubem José Toillier (PSDB) aumentaria a bancada tucana ao lado de Licério Agnes.
Publicidade
Pedra no sapato de Leite
Liderando o bloco de direita na oposição ao governador Eduardo Leite (PSD), o deputado Felipe Camozzatto (Novo) tem tido embates importantes com o chefe do Executivo. Já houve rusgas em razão da metodologia de aprovação na rede estadual de ensino, sobre a ideia da aquisição de uma aeronave pelo governo do Estado e, mais recentemente, em um pedido do parlamentar sobre as datas das viagens, motivação, origem e destino e passageiros transportados nas aeronaves próprias do Estado. As informações foram classificadas como sigilosas sob argumento de segurança de “altas autoridades”, conforme lei federal.
Polêmica dos vetos
O prefeito Sérgio Moraes (PL) tem mantido padrão ao vetar aqueles projetos considerados inconstitucionais, mas com aprovação da Câmara. O assunto repercutiu na última sessão, quando Professor Cleber (União Brasil) afirmou que seria de bom tom comunicar a motivação do veto, que depois passa pela avaliação do Legislativo. Um deles teve votação apertada, com nove favoráveis ao veto e sete contrários. Trata-se do texto que previa a garantia de acessibilidade e dignidade das pessoas ostomizadas, que são aquelas que, por algum motivo, usam bolsas externas para conseguir fazer suas necessidades fisiológicas. Líder do governo, Edson Azeredo (PL) disse que pediu à Procuradoria-Geral do Município que comunique os vereadores sobre os vetos.
LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!