Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

2ª EDIÇÃO

Senar-RS promove seminário sobre turismo rural com foco no Vale do Rio Pardo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promove, no dia 25 de novembro, a 2ª edição do Seminário Turismo Rural, em Santa Cruz do Sul. Voltado a produtores rurais, técnicos, participantes do Programa de Turismo Rural e estudantes, o encontro é gratuito e ocorre no anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O propósito é compartilhar conhecimento e exemplos para estimular famílias rurais, principalmente do Vale do Rio Pardo, a diversificarem a fonte de renda a partir do turismo. As inscrições são online.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor turístico nacional movimentou 6,65 milhões de visitantes em 2024, gerou US$ 6,6 bilhões em receitas e mais de 190 mil empregos formais. O Rio Grande do Sul se prepara para um avanço no turismo rural, após ser escolhido estado piloto para a inclusão de agricultores e produtores rurais no Cadastur, o que permitirá que milhares de famílias explorem o potencial turístico da natureza e da gastronomia.

LEIA TAMBÉM: Projeto que promove integração do comércio, serviços e turismo é apresentado em Santa Cruz; conheça

Publicidade

A programação do seminário terá palestras com autoridades estaduais, instrutores do Senar-RS e produtores rurais referência no segmento. Entre os temas em destaque estão inovação, sustentabilidade, estratégias de comercialização e o papel das rotas regionais no desenvolvimento do setor.

Segundo Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS, o evento será um espaço de troca de experiências e conexão entre os participantes. “O turismo rural é uma forma de manter a população no campo, valorizar sua cultura e, ao mesmo tempo, abrir novas possibilidades econômicas. O Senar vem investindo fortemente na qualificação e no estímulo desse segmento, que contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais”, destaca Condorelli.

O evento é uma realização do Senar-RS, com apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul e da Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Seminário discute estratégias para o futuro do turismo rural em Vale do Sol

Confira a programação completa

  • 8 horas – Credenciamento
  • 9 horas – Abertura oficial
  • 9h20 – Turismo Rural Gaúcho, com Ronaldo Santini, secretário do Turismo do RS (Setur-RS)
  • 10 horas – Como a Lei Geral do Turismo e o Cadastur Moldam o Futuro das Políticas Públicas de Turismo, com Sandreli Bandeira, turismóloga – Setur-RS
  • 10h40 – Gastronomia e Cultura Alimentar: a Importância da Valorização dos Saberes e Experiências como Vetor de Desenvolvimento Regional, com Everton Simon, professor da Unisc
  • Moderação: Djalmar Ernani Marquardt, presidente da Aturvarp
  • Meio-dia – Almoço
  • 13h40 – Da Produção de Fumo ao Turismo, com Alice Schiefferdecker, empreendedora rural, e Claudiana Y. Castro, instrutora credenciada do Senar
  • 14h20 – Rota do Chimarrão, com Rejane Rüdiger Pastore, presidente da Aturchim
  • 15 horas – Agroecologia Ferrari, com Márcia Inês Sbruzzi Ferrari, agricultora e ecologista
  • 15h40 – Belvedere Encantado, com Daiane Garibotti, empreendedora rural, e Claudiana Y. Castro, instrutora credenciada do Senar-RS
  • Moderação: Mirele Milani, instrutora credenciada do Senar-RS
  • 16h45 – Encerramento

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.