Um espetáculo no céu de Venâncio Aires e diversas atrações prometem movimentar o Parque Municipal do Chimarrão neste fim de semana. Começou na noite de quarta-feira, 19, e se estende até domingo, 23, o 6º Festival de Balonismo da Capital do Chimarrão.
Com entrada gratuita, o evento reúne 13 balonistas de diversos municípios do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, inclusive com infláveis inéditos, de formato especial, como os balões Bidú, coração, Nossa Senhora Aparecida e Canguru. Além dos voos, o público pode conferir mostra comercial, feira da agricultura familiar com produtos das agroindústrias e artesanato, além de shows artísticos e culturais, gastronomia e competições esportivas. Também há oferta de erva-mate e água quente.
LEIA MAIS: Festival de Balonismo de Venâncio Aires começa nesta quarta; veja caderno especial
Publicidade
Um dos realizadores do evento, o piloto venâncio-airense Sérgio Jung está otimista para esta edição. “A expectativa está lá em cima. Este ano vamos ter mais de dez balões enchendo o céu da cidade, trazendo aquele colorido e aquela emoção que só o balonismo proporciona.”
Segundo ele, haverá voos, provas, apresentações e muitas outras atrações. “Tudo indica que será uma das edições mais especiais que já tivemos. Vai ser um show no céu da Capital do Chimarrão.”
Os voos partem do campo da Assive, dentro do Parque do Chimarrão, e ocorrem no fim da tarde, desde quinta-feira, 20, (sempre por volta das 17 horas), e no amanhecer (pelas 6 horas).
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Enart: Santa Cruz celebra a cultura e as tradições a partir desta sexta; veja todos os detalhes do evento
Expositores aproveitam para divulgar produtos
A expectativa é de que a edição deste ano supere o público de 2024, que foi de cerca de 65 mil pessoas. A empreendedora Marilene Coutinho Mees acredita que o evento receberá uma grande visitação, principalmente no fim de semana.
Proprietária de uma agroindústria familiar, ela participa de mais um festival com a venda de produtos feitos na propriedade em Vila Palanque. Entre eles estão caponatas, frutas em calda, geleias, e conservas agridoces e com especiarias.
Publicidade
“São produtos diferenciados dos grandes mercados, feitos com carinho, de forma artesanal e sem misturas, com inovações nos sabores e com as provinhas atraímos os clientes”, contou. Ela ressaltou que o evento sempre lhe proporciona a prospecção de novos clientes, divulgação dos produtos e uma renda adicional. “O festival sempre rende bons frutos. Muitos de fora conhecem os produtos e viram clientes, outros retornam para comprar novamente. Então sempre é bom participar.”

LEIA TAMBÉM: Mostra de Integração Cultural traz uma prévia do Enart em Santa Cruz
Programação desta sexta-feira, 21
- 18 horas – Abertura do Espaço Mateando Elacy e Escola do Chimarrão
- 18 horas – Abertura do Festival de Food Truck e Gastronomia
- 18 horas – Abertura da Feira Comercial e Artesanato
- 18 horas – Abertura da Feira Agroindústria Familiar
- 18 horas – Abertura do Espaço Fantasiar
- 18 horas – DJ Anderson Britto – Palco Terra FM
- 19 horas – Banda Ozzone – Palco Terra FM
- 19h30 – Show Night Glow dos Balões – Campo da Assive
- 21 horas – Mistura Aí – Palco Cervejarias
- 21 horas – Banda The TexThree – Tributo Pearl Jam – Palco Terra FM
- 22 horas – Encerramento das Feiras Comercial e Artesanato
- 23 horas – Alemão Ronaldo feat Rafael Malenotti – Palco Terra FM
- 0h30 – DJ Anderson Britto – Palco Terra FM
- 1h30 – Encerramento
Atrações para toda a família
Murilo Otávio dos Santos, a esposa Nicole de Oliveira Brenner e a pequena Lauren Brenner dos Santos aproveitaram o feriado para passear em família. Aniversariante do dia, Murilo salientou a programação do evento como um presente para curtirem juntos o dia. “Viemos mais cedo quando havia menos movimento justamente para a Lauren aproveitar, almoçamos por aqui, conferimos as exposições e é uma excelente pedida para a família.”
Publicidade
Nicole disse que gosta do evento, pois traz visibilidade à cidade. Ela conta que prestigiam anualmente e este ano a expectativa é pela reação da filha de 1 ano e 11 meses ao ver os balões. “Das poucas palavras que ela fala, balão é uma delas. Ela adora. Então estamos ansiosos por ver os balões no céu.”

LEIA TAMBÉM: Natal da FelizCidade terá mais de 40 atrações culturais; confira a programação
Experiência única
Luana e o pai, Hélio Heck, apreciaram o início do dia dessa quinta, para ver Venâncio de outro ângulo. “Foi o meu segundo voo de balão e, mesmo já tendo vivido essa experiência, dessa vez foi ainda mais especial, pela oportunidade de voar com o meu pai, realizando um dos sonhos dele. Uma experiência que vou guardar com muito carinho. Ver a nossa cidade de outro ângulo foi simplesmente incrível. Fico extremamente feliz em ver nosso município promovendo um festival tão bacana”, disse ela.
Publicidade
Hélio, 64 anos, realizou o sonho de voar pela primeira vez de balão. “Foi maravilhoso, bem tranquilo. Voltaremos a voar em uma próxima oportunidade. Acho que todo mundo deveria vivenciar algo assim pelo menos uma vez na vida, é único.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!