A Casa das Artes Regina Simonis recebe nesta sexta-feira, 28, às 19 horas, a 3ª edição do Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões. Com o tema “Potência da Pessoa Preta”, o encontro reúne cinema, debate e intervenção artística, promovendo a aproximação entre realizadores e comunidade.
Evento que integra a programação oficial do projeto, busca aproximar cinema, cultura e comunidade por meio de trocas entre realizadores e o público. Serão exibidos três curtas-metragens dentro do tema da edição, seguidos por um bate-papo e, depois, uma intervenção artística de música e slam, tudo recepcionado com um coquetel.
LEIA TAMBÉM: Casa das Artes recebe mostra que celebra 50 anos da trajetória de Eduardo Vieira da Cunha
Publicidade
Contexto cultural e social
Todas as edições do Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões ocorrem na Casa das Artes Regina Simonis, um local que desempenha um papel fundamental na preservação da história e cultura de Santa Cruz do Sul. Este espaço, muitas vezes percebido erroneamente como exclusivo da alta sociedade, é na verdade um local público e aberto à diversidade. O projeto visa proporcionar acesso à Casa das Artes para toda a comunidade de Santa Cruz do Sul e celebrar a diversidade cultural, com uma equipe de produção majoritariamente feminina liderando as atividades.
LEIA TAMBÉM: Festa reúne bandas vencedoras na Legend
Com curadoria de Norma Góes, mãe, atriz, trancista, professora, preparadora de elenco, figurinista, apresentadora e escritora escrevivente, a atividade propõe uma reflexão profunda e necessária sobre a potência criativa, intelectual e social da população negra, trazendo perspectivas de artistas, educadores, comunicadores e agentes de transformação.
Publicidade
Curtas-metragens
- “O sonho de Anu”. Direção: Vanessa Kypá – Ficção / Documentário 16′ 2024 – livre
- “Atrás não é mais o meu lugar”. Direção: Edilano Cavalvante – Ficção / Documentário 15’ 2025 – livre
- “Bom dia Maika”. Direção: Eddy Ramos – Ficção / 13’ 2024 – livre
Painelistas
O painel reúne profissionais com diferentes trajetórias e territórios de atuação:
- Mikaella Amaral — artista multidisciplinar: atriz, figurinista, DJ, roteirista, diretora de arte e performer.
- Eddy Ramos — arte educador, poeta, fotógrafo, multiartista e diretor do curta “Bom Dia, Maika!”.
- Jamille — DJ, dançarina de Hip Hop, artista de ballet clássico e dança contemporânea; poeta e oficineira de escrita criativa.
- Erik Vinicius da Silveira — analista de marketing, idealizador e presidente do movimento 4Black, atuante em ações de impacto social.
LEIA TAMBÉM: München Open Mall & Residence inicia programação de Natal nesta quarta
A mediação será conduzida por Daniel Neves da Silveira, jornalista, compositor e atual assessor da Secretaria de Igualdade Racial de Pelotas. O encontro é aberto ao público, gratuito mediante inscrição, e pretende fomentar discussões sobre representatividade, identidade, arte, educação e cultura negra no contexto regional. O objetivo é fortalecer redes, ampliar repertórios e promover diálogos que gerem impacto social e cultural.
Publicidade
O Santa Cruz Cidade Viva: Curtas & Conexões é uma iniciativa contemplada pelo Edital SEDAC nº 29/2024 – PNAB RS – Culturas Populares, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, o que garante a continuidade das ações voltadas à valorização da diversidade e à formação de público.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade