Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Negrejar alcança cerca de 12 mil pessoas com projetos culturais em 2025

Os artistas e produtores culturais venâncio-aireses Sergio Rosa e Jaque Santos, da produtora Negrejar chegaram ao final de mais uma temporada de muitos projetos e circulações pelo Estado. A temporada 2025 teve um diferêncial em relação as outras, pois nessa o primeiro semestre foi voltado para as produções audiovisuais e os projetos referentes a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

Durante o primeiro semestre os dois estiveram envolvidos na produção de 7 filmes, sendo 5 documentários, “Carnaval Infantil do Interior”, ‘Exu-Entre a Realidade e o Imaginário”, ‘Afro Cena”, “O Habito de Ser Professora” e “Acolhimento” e dois curtas de ficção ‘Okàn Ijó” e “Quilombo de Heróis”. Todas essas produções realizadas com parcerias e com incentivo da Lei Paulo Gustavo.

“Esse ano literalmente a gente entrou de cara no cinema. Foi intensa a produção, envolvendo dezenas de pessoas na frente das câmeras. E buscando ofertar ao publico histórias de fundamento, resgatando e inovando. Fazendo cinema que dialoga com a comunidade”, destaca Sergio.

Publicidade

LEIA MAIS: Turnê Afrocultural Negrejar realiza atividades em Santa Cruz

Os trabalhos estão disponiveis no You Tube, onde já tiveram mais de 7 mil visualizações.

“Poder mostrar para diferentes regiões do Brasil, que aqui em Venâncio Aires, também tem produção de cinema, e o melhor tem produção de cinema negro, numa região de colonização eurocentrica. Isso é gratificante! É um ato político de fato!”, reforça Sergio.

Publicidade

Já o segundo semestre da dupla foi voltado para circulações pelo Estado, com os espetáculos “Rainha Abayomi”, “Iya Dudu”, “Okàn Ijó”, “Papelito Leitura”, “Novewmbro o Ano Inteiro” e esse ano iniciaram as Maratona Okàn Ijó.

Ao todo foram realizadas entre palestras, sessões comentada sdo filme e apresentações de spetáculos 119 atividades, em 19 municípios gaúchos, Venâncio Aires, Gramado, Santa Cruz, Lajeado, Cristal, Paraí, Santo Angelo, Picada Café, Mostardas, Bom Jesus, Capitão, Três Arroios, Feliz, Osorio, Silveira Martins, Pejuçara, Encantado e Boa Vista Do Cadeado, atingindo diretamente com essas atividads 11.850 pessoas, em sua maioria estudantes e professores.

LEIA MAIS: Quase dois mil estudantes participam de projeto sobre intolerância religiosa em Santa Cruz

Publicidade

Para Jaque Santos a temporada 2025 foi incrível igual as outras, públicos numerosos, os pequenos municípios cada vez mais engajados em trabalhar a temática afro, mesmo que a procura aconteça fortemente mais no mês de novembro ele reforça. “É de extrema importância demarcar o mês da Consciência Negra com trabalhos e reflexões que realmente transformam.”

Para ela o grande desafio foi a distância entre os municípios, mas logística construída por Sérgio sempre buscou possibilitar conforto e tranquilidade. “Foi imensamente gratificante pelo terceiro ano estar ao lado do Sérgio levando nossos trabalhos reafirmando que a Negrejar é um sucesso!” – reforça Jaque Santos.

A temporada 2025 de viagens e apresentações se encerrou, mas porém a dupla segue trabalhando fazendo contatos, e pesquisando editais, buscando construir dessa forma uma temporada ainda maior em 2026.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Heranças Negras celebra 40 anos da luta antirracista em Venâncio Aires

Uma coisa que já é certa pra o próximo ano é que a Produtora Negrejar irá lançar em Santa Cruz do Sul, o longa-metragem, ‘Milena, resgatando nossas origens alemãs” com esse projeto que já está em fase de captação de imagens, desde setembro, a produtora sairá completamente das pautas afros, entrando no universo rural da colonização alemã, com uma produção cinematográfica onde os diálogos serão no dialeto alemão, em sua maioria.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.