Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

TRIBUNA

A saída

O decreto da prefeita Helena Hermany (PP) que congelou o preço da passagem de ônibus urbano em R$ 4,45 vence na terça-feira. E a aposta do Palacinho para superar o impasse é aprovar, na segunda, o projeto de lei que autoriza o governo a conceder subsídio tarifário por seis meses.

Antes, porém
A votação na Câmara, porém, depende da anuência de todos os líderes de bancada e há resistências na oposição. Líder do PT, Alberto Heck diz que ainda não está convencido da necessidade de votação em regime de urgência. À frente da bancada do PTB, Nicole Weber afirma que o assunto ainda será discutido na segunda-feira.

Não tem jeito
Há algumas semanas, Helena rechaçava a ideia do subsídio. A mudança se deu após ser alertada sobre o risco de um colapso no sistema de transporte caso alguma medida não fosse tomada.

De acordo
Pressionado pelo funcionalismo, o Palacinho concordou em alterar a polêmica Lei dos Vales, criada no governo Telmo Kirst. Um projeto deve ser enviado à Câmara para restituir o pagamento de auxílio-alimentação em algumas situações, como licença-nojo (tirada em caso de falecimento de parentes), licença-gala (casamento) e licença-maternidade e paternidade. A restrição, porém, será mantida para períodos de férias e licença-saúde. A mudança só deve valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Sem acordo
O governo, porém, está convencido de que não há segurança jurídica para mexer nos salários dos servidores este ano. Diversos pareceres externos apontaram que mesmo um aumento limitado à reposição inflacionária, sem ganho real, poderia ser considerado infração à lei federal 173, que proíbe reajustes salariais enquanto durar o estado de calamidade pública em razão da pandemia.

À venda
Está nos planos da prefeita Helena Hermany colocar à venda o prédio onde funcionam as secretarias da Administração e Fazenda, na esquina entre as ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito. A ideia é aproveitar os recursos para retomar a implantação do Centro Administrativo Municipal, que foi interrompida por Telmo Kirst em 2013. O complexo incluiria, além do elefante branco na esquina entre a 28 de Outubro e a Coronel Oscar Jost, o prédio da Secretaria Municipal de Educação.

Procura-se
Helena também pretende alugar imóveis temporariamente para realocar servidores que trabalham em instalações precárias. Isso inclui equipes das secretarias de Meio Ambiente e Transportes.

À casa torna
Candidata a vice-prefeita de Santa Cruz em 2020, a jornalista Manu Mantovani acaba de retornar ao PT após militar pelo PCdoB nos últimos anos.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.