Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A trajetória de Germano Kelber: da FAB para a Varig

Foto: Arquivo Pessoal

Primeira viagem de Germano como piloto da Varig, em 1955, foi registrada em foto

Há poucos dias, lembramos do ótimo relacionamento da Viação Aérea Rio-grandense (Varig) com nossa cidade. Nos primeiros anos de atividades, havia, inclusive, um avião batizado de “Santa Cruz” em homenagem ao município. A Varig começou em 1927 e encerrou em 2006. Dos antigos pilotos, alguns ainda residem aqui. Dentre eles, Germano Kelber, de 86 anos, que é presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc).

Kelber, na Evaer | Foto: Arquivo Pessoal

Ele é santa-cruzense, mas deixou a cidade ainda criança. Estudou no Aeroclube do Rio Grande do Sul e foi aprovado no concurso para oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), servindo em Porto Alegre, no Esquadrão Pampa. Em 1955, ingressou na Varig. Após a preparação na Escola Varig de Aeronáutica (Evaer), tornou-se copiloto e, logo depois, piloto. As linhas em que mais atuava eram entre Porto Alegre e o centro do país. Ele não chegou a pilotar os jatos, apenas os aviões a hélice como Douglas DC-3, Comander C-46 e Electra II. Os dois últimos eram os preferidos dele.

Germano diz que sente saudades do tempo de aviador, quando transportava dezenas de pessoas a cada dia. “Era uma responsabilidade conduzir tantas vidas e um orgulho levar os símbolos da empresa, Ícaro e a Rosa dos Ventos, pelo Brasil.” A FAB também o marcou e, até hoje, recebe convites para encontros de veteranos.

Publicidade

O ex-piloto salienta que a Varig foi muito respeitada no mundo e que primava pela excelência dos serviços. Lembra das figuras dos presidentes Otto Meyer e Ruben Berta, ambos falecidos em 1966. Para ele, o momento mais lamentável desta grande história ocorreu em 2006, com o melancólico fechamento da empresa.

Depois de dez anos, para ter mais tempo para a família, Germano deixou a aviação, ingressando no setor bancário. Casado com a santa-cruzense Gladis Schmitt, Kelber reside em Santa Cruz desde 1987. Há três décadas, dedica-se às causas dos aposentados e pensionistas.

VEJA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.