Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ELAS GOURMET

A vida pode ser mais leve com perlage

Foto: Pixabay

Conquistas, reencontros, recomeços… Todos nós teremos sempre alguma razão para brindar. E nada mais adequado do que os espumantes, que, além de harmonizarem perfeitamente, ainda garantem boas fotos. Para ajudar na escolha do espumante ideal para cada paladar, a sommelière Marinês Hackenhaar, da Wein Haus, explica que existem no mercado seis tipos: nature, extra brut, brut, sec, demi-sec e moscatel. “O que os diferencia é a quantidade de açúcar residual por litro (g/l)”.

Entre as opções, Marinês destaca que “a mais saudável em termos de quantidade de açúcar é o espumante nature”. Outro detalhe importante, segundo a profissional, é o aspecto turvo característico do nature estilo sur lie. O termo se deve ao fato de o vinho permanecer em contato com as leveduras na segunda fermentação, em garrafa, o que agrega mais complexidade ao sabor e aroma até o momento em que o consumidor decidir abri-la. O poder está em suas mãos, cara enófila!

A segunda fermentação também distingue os espumantes entre elaborados pelo método charmat, quando ocorre em tanques de inox; e tradicional ou champenoise, quando o processo se dá na própria garrafa.

LEIA TAMBÉM: Ótima safra: por dentro da vindima da Serra Gaúcha

Além disso, sempre vale lembrar que espumante e champanhe não são sinônimos. “Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é champanhe”, reforça a sommelière. Para ser denominado champanhe, o vinho precisa ter origem na região de Champanhe, uma província francesa.

Bebida fresca e elegante, o espumante é o acompanhamento ideal (ou a estrela) para pratos leves e sabores sutis. Confira algumas das opções disponíveis na Wein Haus, a primeira loja de vinhos com rótulos especiais de Santa Cruz do Sul.

Nature

Harmonização: em solo, saladas leves, frutos do mar.

Brut

Harmonização: é o curinga, pois harmoniza com entradas variadas, canapés, queijos moles, frutas secas. O brut rosé é perfeito para acompanhar carne suína e carpaccio.

Champanhe

Harmonização: em solo e com pratos à base de frutos do mar.

Sem álcool

Demi-sec

Harmonização: molhos leves, frutos do mar e queijos cremosos.

Moscatel

Harmonização: sobremesas, tortas doces, frutas, chocolate.

LEIA TAMBÉM: Referência em vinho e turismo no Estado, Casa Valduga pretende investir na região

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.