Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

POLÍTICA SOCIAL

Aapecan completa 16 anos de atuação no Estado

Em Santa Cruz do Sul, a sede está localizada na Rua Dorval Martins, Bairro Ana Nery

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) completa nesta sexta-feira, 5, 16 anos de atuação no Estado. A entidade oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O contato pode ser feito através das redes sociais ou pelo telefone (51) 3056 9500.

LEIA TAMBÉM: Aapecan realiza carreata em Santa Cruz

Na região, a Aapecan está presente em Santa Cruz do Sul, na Rua Dorval Martins, 197, no Bairro Ana Nery, e atende mais de 530 cadastrados. “A maioria das pessoas que procuram o serviço da Aapecan, com o passar do tempo, torna-se integrante de uma família. Além do auxílio no tratamento, acontecem trocas de experiências e solidariedade, com palavras de fé e carinho de cada um que passa pela entidade. Muitas vezes, o apoio e as atividades que a associação proporciona são para elevar a auto estima e amenizar um pouco o processo do tratamento, tentando deixar a vida dos usuários mais leve”, conta o assessor de comunicação da Aapecan, Lusardo Ramos Júnior.

Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório, assessoramento e defesa e garantia de direitos, a Aapecan já atendeu 20 mil usuários no Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), ela é referência no terceiro setor no Estado. As atividades começaram em Caxias do Sul, em 2005, quando um grupo de voluntários criou o primeiro espaço. Hoje já são 14 unidades em Porto Alegre, Santa Cruz, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã e Bagé.

LEIA TAMBÉM: Aapecan amplia campanha para prevenir câncer de pele

O diretor-executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental. “Eu tive a iniciativa, mas o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários e familiares, que já foram beneficiados, estão sendo – e serão.”

Solidariedade
O diretor-executivo da Aapecan, Paulo Vasques, ressalta que o trabalho feito só é possível graças à sensibilidade e solidariedade de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e demais colaboradores. “A nossa principal preocupação hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta e suplementos, e kits de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum usuário fique sem apoio.” Das 14 unidades, dez possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares têm hospedagem, alimentação, atendimento e orientações de assistência social, psicológica e jurídica.

LEIA MAIS: Carreata alerta para importância da prevenção do câncer

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.