A Alliance One Brasil (AOB), juntamente com sua empresa matriz global, a Alliance One International (AOI), completam 20 anos nesta terça-feira, 13. Com a matriz brasileira instalada em Venâncio Aires, a empresa vislumbra o futuro guiada por sua estratégia ESG. Presente nos três Estados da Região Sul, que concentram 98% da produção de tabaco no Brasil, a AOB trabalha focada no fortalecimento e valorização do setor, incluindo comunidades, produtores, funcionários e demais elos ligados à cadeia produtiva.
Preocupada em entregar qualidade, confiança e integridade aos seus clientes, a companhia busca valorizar a posição do Brasil enquanto líder mundial em exportações de tabaco há mais de três décadas e segundo maior produtor global. Somente em 2024, o País exportou 455 mil toneladas, o que gerou uma receita de US$ 2,98 bilhões. Bélgica, China, Estados Unidos, Egito e Indonésia lideraram entre os principais destinos do produto, que representou aproximadamente 5% do total de exportações do Brasil no último ano.
LEIA TAMBÉM: Iniciadas as obras na última quadra do projeto de revitalização do Calçadão da Floriano
Publicidade
Atualmente, a AOB possui cerca de 3,2 mil colaboradores em todas as suas unidades. Sua atuação está distribuída no Rio Grande do Sul (Passo do Sobrado e Venâncio Aires), em Santa Catarina (Pinhalzinho, Araranguá, Pouso Redondo e Canoinhas) e no Paraná (Rio Azul).
Atenção às boas práticas faz parte da rotina
Desde o lançamento da estratégia ESG em 2021, a Alliance One trabalha para ser referência em relação às práticas sociais, ambientais e de governança, não apenas dentro da cadeia do tabaco, mas também no segmento do agronegócio. “Estamos diante de um cenário de mudanças intensas: o mercado global exige inovação, o planeta exige compromisso, e as pessoas exigem sentido. Por isso, nosso foco em ESG não é uma resposta à tendência, mas à coerência”, pontua o diretor de Operações da AOB, Simon Yeo.
No cargo desde agosto do ano passado, o executivo destaca que a Alliance vem implementando ações com intuito de trazer mais eficiência, inovação genética, segurança no trabalho e respeito à natureza, mas afirma que o grande ativo da empresa reside no “S” da sigla, que foca em responsabilidade social e pessoas. “Graças à cultura que criamos, nossos colaboradores, gestores e C-levels sentem-se representados pela missão da Alliance. O envolvimento dos nossos funcionários com ações sociais tornou-se natural, virando parte da rotina laboral e, consequentemente, da cultura organizacional”.
Publicidade


LEIA TAMBÉM: Em Santa Cruz, 15 mil já declararam o Imposto de Renda; ritmo é considerado lento
O diretor Regional das Américas da Alliance One, Fernando Limberger, ressalta que o compromisso da empresa “vai além da eficiência das entregas”, passando pelo “reconhecimento, pela escuta e pelo cuidado com cada elo ligado ao setor”. “Nossa companhia completa 20 anos de história sustentada na qualidade do que entregamos, na responsabilidade das nossas relações e, acima de tudo, nas pessoas que fazem parte dessa cadeia, que são os verdadeiros protagonistas”, ressalta.
Projetos evidenciam o papel do produtor
A empresa também implementa uma série de programas alinhados às suas diretrizes ESG a fim de contemplar as necessidades do produtor, mas com diferenciais na comparação com o restante do setor. É o caso do BAB (Beyond Agronomy Basics), programa que tem como objetivo levar as melhores práticas agronômicas de conservação e melhoria dos solos, testadas e recomendadas para cada região, agregando conhecimento, troca de experiência, aumento de produtividade, qualidade e renda. Desde 2021, mais de 3 mil pessoas foram treinadas em 96 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Publicidade
Na mesma linha do BAB, existe o projeto DiversificAÇÃO – com intuito de maximizar a renda do produtor –, que fornece aos produtores integrados sementes de alta tecnologia, fertilizantes, defensivos agrícolas e assistência técnica para a produção de milho, que se soma ao tabaco. Já são mais de 26 mil hectares cultivados com insumos oriundos do projeto.
Para saber
Fundada em 13 de maio de 2005, após fusão dos grupos Dimon Incorporated e Standard Commercial Corporation, a Alliance One International completa 20 anos. A empresa faz parte do grupo Pyxus, que possui atuação em 30 países. Com a matriz no Brasil fixada em Venâncio Aires, a AOB conta com unidades no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, além de atuar com equipes de orientação agrícola em mais de 350 municípios da Região Sul. Hoje, são aproximadamente 17,5 mil produtores integrados.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!