Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Aluguéis de prédio de luxo e salas comerciais para secretarias também são investigados pelo MP

Foto: Ministério Público/Divulgação

Esta terça-feira, 14, começou agitada em Santa Cruz do Sul. Uma ofensiva do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) cumpriu 139 ordens judiciais contra os investigados. Chamada de Operação Controle, a ação resultou, inclusive, no afastamento do vice-prefeito Elstor Desbessel e outros secretários do Alto Escalão do Município.

Foram 46 mandados de busca e apreensão, bloqueios de bens e valores no total de mais de R$ 47 milhões, pagamento de fianças de aproximadamente R$ 1,4 milhão, indisponibilidade de 28 veículos e três embarcações, sequestro de 10 imóveis, afastamento das funções públicas de 10 agentes e proibição a seis empresas de contratarem com o Poder Público, entre outras medidas.

LEIA MAIS

As investigações comprovaram a diversidade de ações da organização criminosa, que também atuou em fraudes na contratação direta, mediante dispensa de licitações, de um prédio de luxo usado como casa de festas, localizada na Rua Coronel Oscar Jost, e de salas comerciais de empresas suspeitas para locações de secretarias municipais, em um prédio na esquina da Ernesto Alves com a Borges de Medeiros. De acordo com o MP as contratações, não são de interesse público e têm valores acima do normal no mercado. Houve também direcionamento nas licitações.

Publicidade

A ação contou com o apoio dos promotores de Justiça Mauro Rochenbach, Gerson Daiello Moreira, Rogério Meirelles Caldas, Manoel Antunes, Diego Pessi, Camilo Vargas Santana, Maristela Schneider, Heitor Stolf Júnior e Rogério Fava Santos, além de 148 agentes da Brigada Militar e 71 agentes adidos e servidores do MPRS atuantes no GAECO, Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMP), Assessoria de Segurança Institucional (ASI), Promotoria Especializada Criminal, Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Promotoria de Defesa do Consumidor e Promotoria de Santa Cruz do Sul. O total passa de 230 envolvidos na Operação Controle.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.