Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM 2024

Anatel recebe 11 reclamações formais sobre instabilidade no sinal de internet em Santa Cruz

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Marcelo Vieira Migliorini transformou um dos cômodos de seu apartamento, no Bairro Verena, em um escritório. É lá onde ele realiza parte das atividades remotas.

No entanto, lida diariamente com um entrave: a instabilidade da internet. Devido à dificuldade de acesso pelo Wi-Fi, acaba recorrendo à rede móvel do celular por garantia. Para reuniões importantes ou nas orientações remotas com os mestrandos da unidade da Uergs, o professor já utiliza a 4G para prevenir transtornos.

LEIA TAMBÉM: Processo administrativo que vai apurar a conduta de ex-secretários afastados é prorrogado

Publicidade

A situação, segundo ele, prejudica o andamento de suas atividades. “Quando estou conseguindo me concentrar, a internet cai e perco o foco. Fora que também atrapalha os momentos de lazer, já que não consigo assistir um filme com a família”, desabafa. Após muitas conversas com a empresa responsável, uma nova visita técnica foi marcada, com a esperança de que o transtorno seja finalmente resolvido.

Em 2024, problemas de lentidão ou velocidade reduzida como o de Migliorini renderam 686 reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) somente no Rio Grande do Sul. Destas, 11 foram em Santa Cruz do Sul.

Migliorini apela para a internet móvel do celular quando tem problemas com o Wi-Fi
Migliorini apela para a internet móvel do celular quando tem problemas com o Wi-Fi

A instabilidade afeta não apenas as residências, mas o comércio. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Bartz, é um problema que atinge todas as etapas dos processos de vendas, desde a consulta aos serviços de proteção ao crédito, acesso a banco de dados, emissão de boletos e notas fiscais. “A agilidade, nesse contexto, é fundamental, principalmente para gerar uma experiência positiva para o cliente, que geralmente não gosta de esperar.”

Publicidade

Manutenção preventiva garante maior eficiência

De acordo com o analista de redes da Himarte, Fernando Jacobsen, interferências físicas, como cabos danificados ou mal conectados, são os principais fatores responsáveis pela instabilidade. Obstáculos estruturais, desde paredes espessas ou o excesso de dispositivos conectados, também podem vir a enfraquecer o Wi-Fi.

Para garantir uma rede mais estável, ele recomenda que as empresas realizem monitoramento constante, com a detecção e correção rápida de falhas. Na Himarte, ressalta, é feito um monitoramento proativo, que age antes mesmo de o cliente perceber alguma falha. “Manutenções preventivas, tecnologia atualizada e suporte técnico eficaz fazem toda a diferença.”

LEIA TAMBÉM: Semáforos no trevo de acesso a Rio Pardinho, na RSC-287, passam por alteração; veja

Publicidade

Quanto aos clientes, Jacobsen recomenda manter os equipamentos bem posicionados, de forma a evitar locais fechados ou obstruídos. Outra saída é o uso de cabo de rede (Ethernet) sempre que possível, especialmente em dispositivos como televisores e computadores.

O que diz a Anatel

O consumidor tem o direito de registrar, junto à Anatel, queixas contra as operadoras de telecomunicações quando considerar que elas não cumprem suas obrigações. Antes disso, ele deve primeiro contatar a prestadora de serviço. Se o problema não for resolvido no contato inicial, deve procurar a ouvidoria da empresa.

De acordo com a Anatel, as operadoras são obrigadas a fornecer qualquer informação sobre o serviço contratado. Também devem resolver qualquer problema técnico ou de cobrança em um prazo determinado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Empresa mais antiga de Sinimbu é exemplo de superação na reconstrução pós-enchente

A agência recomenda ainda que o consumidor exija e anote e o número do protocolo de atendimento, por ser a prova de que a operadora sabe do problema e deve uma resposta. Se a empresa não responder ou não der uma solução adequada, então é possível procurar um dos canais da Anatel. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.