Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CONSCIENTIZAÇÃO

Apae prepara programação especial no Agosto Laranja

Mês terá diversas atividades em parceria com a Prefeitura, Diocese, Sindilojas e CDL

No mês de agosto acontece, de 21 a 28, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e 22 de agosto é o Dia Nacional do Excepcional. Para marcar a data, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul criou neste ano o Agosto Laranja, um mês com programação especial e atividades de conscientização.

Conforme a assessora de comunicação da Apae, Aline Kramer, anteriormente a data era marcada por atividades internas da entidade. No entanto, neste ano a ideia é ir além. Inspirada pelo tema norteador da campanha neste ano, “É tempo de transformar conhecimento em ação”, a ideia é trazer o conhecimento técnico e teórico a respeito da pessoa com deficiência para a prática, concretizando o que está na Lei Brasileira de Inclusão, considerada uma das mais completas do mundo.

Para a presidente da Apae, Maribel Dockhorn, a data terá uma mobilização em prol do debate sobre inclusão social e contra a discriminação das pessoas com deficiência. “O objetivo é trazer mais informação sobre o dia a dia delas, sobre os seus direitos e como nós precisamos tornar o nosso município mais inclusivo. Muito tem sido feito, mas precisamos ainda mais”, disse.

LEIA TAMBÉM: Emendas beneficiam Apae de Santa Cruz com R$ 150 mil

A cor laranja vem da margarida que é a flor símbolo da Apae, é uma cor vibrante, alegre e cheia de criatividade. O Agosto Laranja tem como objetivo central trazer melhor condição de vida a todas as pessoas atendidas pela entidade. “Não é uma semana comemorativa, mas alusiva à pessoa com deficiência. A gente pretende fomentar um debate que seja proveitoso e relevante para posicionar essas pessoas com deficiência, plenas de suas capacidades e cidadãos completos”, explica Aline.

Entre as parcerias estabelecidas para o Agosto Laranja, a Apae destaca o apoio dos veículos de comunicação, Prefeitura e associações empresariais e comerciais. Com apoio da Prefeitura, a Marechal Floriano será decorada nas cores laranja, haverá um plantio simbólico de flores de EVA confeccionadas pelos atendidos e o Palacinho será iluminado com a cor da campanha.

Uma parceria com a Diocese de Santa Cruz do Sul também vai iluminar a Catedral São João Batista com a cor laranja. Já o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vão mobilizar os comerciantes para que decorem suas vitrines com balões, itens com a cor laranja e frases inclusivas.

Feijoada

Uma das atividades de agosto será a realização da Feijoada Completa da Apae 2021. O evento será no formato drive-thru e ocorrerá no sábado, 7, a partir das 11 horas. O prato completo, que inclui feijoada, arroz, laranja e couve, será vendido a R$ 35,00. A retirada será na Apae SCS, na Rua Felix Hoppe, 53. Os ingressos estão disponíveis na Apae ou com a diretoria, e mais informaçoes podem ser obtidas pelo telefone (51) 3711 3098.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Apae completa 57 anos ao lado da comunidade

Estrutura

As Apaes são entidades filantrópicas próprias, mas coirmãs e que fazem parte da mesma Federação. A Apae atua nas três áreas da assistência social, saúde e educação. Atualmente tem 498 atendidos que participam da escola especial de educação interativa, para crianças e adolescentes na fase de escolarização. Também são oferecidos os grupos de convivência para maiores de 18 anos e a clínica de saúde, com atendimentos de fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, estimuladora precoce, neuropsicopedagoga e médico neurologista. A equipe atende pessoas com idades entre 0 e 72 anos e desenvolve um trabalho que busca a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.

LEIA TAMBÉM: Um dia para falar da inclusão das pessoas com Down

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.