Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INVESTIMENTO

Apresentado projeto do Centro de Eventos de Santa Cruz

Estrutura, com mais de 5 mil metros quadrados, será construída entre os pavilhões 2 e 3 do Parque da Oktoberfest

Foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 23, em reunião no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), o projeto do Centro de Eventos. A estrutura, com mais de 5 mil metros quadrados, ficará dentro do Parque da Oktoberfest. O projeto foi pago com recursos da Assemp e a construção, com custo estimado em quase R$ 11 milhões, será financiada pela Prefeitura. O edital para a obra foi assinado também nesta quarta, pelo prefeito Telmo Kirst.

O arquiteto Ronaldo Wink, que integrou a equipe do projeto, afirmou que o espaço vai impulsionar o desenvolvimento de Santa Cruz e região. “Após muitos anos de espera e minuciosos estudos de viabilização, um dos mais importantes equipamentos para o desenvolvimento da cidade e região, finalmente, tem seu projeto definido”, destacou.


Contando com área de 5.286 metros quadrados, dividida em dois grandes espaços intercomunicáveis, o pavilhão destinado a múltiplos usos poderá receber eventos de qualquer natureza, sejam exposições, shows, palestras, convenções, competições esportivas, festivais gastronômicos, entre outros, ao longo de todo o ano. Poderá ser utilizado, também, separadamente, possibilitando a realização de dois eventos simultâneos e completamente independentes. O novo pavilhão dará suporte, com mais conforto e segurança, às mais tradicionais festas da cidade, entre elas, a Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul.

Publicidade


LEIA MAIS: Assemp elabora projeto de futuro Centro de Eventos

A localização estratégica entre os pavilhões 2 e 3 permitirá também a conexão com os dois pavilhões existentes, podendo desta maneira o conjunto alcançar uma área utilizável coberta de 8.082 metros quadrados, atraindo assim eventos e feiras de grande porte ao Município.

De acordo com o projeto, o Centro de Eventos será construído dentro das mais modernas tecnologias como a pré-fabricação em concreto, estruturas metálicas e painéis de fechamentos industrializados. “Será uma edificação de características extremamente funcionais e de arquitetura arrojada, que visa à otimização de recursos e à rapidez de execução”, completou o arquiteto Ronaldo Wink.

Publicidade


Ambiental

O projeto também considerou uma série de premissas socioambientais, como acessibilidade com o uso de rampas e sinalização tátil; iluminação e ventilação naturais; fechamentos laterais e de cobertura com o uso de painéis e telhas termoacústicas; geração de energia através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura; aproveitamento das águas pluviais para as bacias sanitária e irrigação do jardim.

Além disso, visando à realização de eventos com mais conforto aos usuários, está previsto, também, a implantação de um potente sistema de ar condicionado que se utilizará de energia gerada no próprio local. Quando não for necessária a climatização, um sistema de grelhas junto às paredes proporcionará uma ventilação cruzada com as aberturas dispostas junto aos sheds na cobertura, garantindo uma temperatura agradável, além de uma permanente renovação de ar nos ambientes internos.

Publicidade

Saiba mais sobre o novo Centro de Eventos:

Localização: Parque da Oktoberfest
Área: 5.840,64 metros quadrados

Dependências:
-Esplanada e cobertura de acesso
-Hall de entrada
-Credenciamento/bilheteria
-Sala de segurança
-Ambulatório
-Sanitários masculino e feminino
-Secretaria
-Salas administrativas
-Sala de reuniões
-Pavilhões de eventos
-Sanitários masculino e feminino
-Depósitos

Publicidade


Edital assinado

No mesmo ato em que o projeto foi apresentado, no auditório da Assemp, o prefeito Telmo Kirst assinou o edital para a construção do Centro de Eventos. O investimento estimado na construção do centro é de R$ 10.982.373,84 e os recursos para execução da obra são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF). Já o prazo para construção é de oito meses, a contar do termo de início. A publicação do edital deve ocorrer até o final desta semana.

Permuta de terrenos

Publicidade

Na mesma ocasião o prefeito assinou um projeto de lei, que será encaminhado também no decorrer desta semana para apreciação da Câmara de Vereadores. O objeto da proposta é a permuta da área onde hoje está a sede da Assemp, na Rua Coronel Oscar Jost, por dois imóveis do patrimônio do Município.

O primeiro é um terreno situado na quadra da Rua 7 de Setembro, entre as ruas Marechal Floriano e Tenente Coronel Brito, e o segundo é o prédio do antigo Fórum, onde também por muitos anos funcionou a Secretaria Municipal de Planejamento, na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros. Com a concretização da permuta, a Assemp assume o compromisso de restaurar este prédio, construção com mais de um século de história e protegida pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

Com informações das assessorias de imprensa da Assemp e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

LEIA MAIS: Construção de Centro de Convenções pode ser confirmada nos próximos dias

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.