Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Bierhaus: orgulho santa-cruzense

A casa típica Bierhaus recebeu os presidentes, governadores e artistas que visitaram a segunda e a terceira edições da Fenaf

No momento em que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul estudam alternativas para a revitalização da Bierhaus, no Parque da Oktoberfest, vamos lembrar um pouco da história do nosso restaurante típico alemão.

A Casa da Cerveja foi inaugurada em 14 de outubro de 1972, 12 dias antes da abertura da 2ª Fenaf (Festa Nacional do Fumo), realizada entre 26 de outubro e 12 de novembro. O evento contou com a presença de convidados e autoridades. Houve show com o humorista Jimmy Pipiolo e baile com o famoso conjunto Os Futuristas.

LEIA TAMBÉM: Quiosque da Praça 15

Publicidade

O presidente da festa, Romeu Waechter, recorda que a Bierhaus foi o principal investimento daquela edição e contou com total apoio do prefeito Edmundo Hoppe. O coordenador do evento foi José Paulo Rauber Filho, que presidia o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Romeu diz que a população sempre almejou um restaurante em estilo germânico e a Bier tornou-se o orgulho dos santa-cruzenses.

A casa possuía 600 metros quadrados, 80 mesas e 500 cadeiras. Havia um amplo palco, mezanino, cozinha e outras instalações. O cardápio oferecia ampla variedade de filés, aves, peixes, camarão, molhos, estrogonofe, lasanhas, massas, omeletes, baurus e sobremesas. Além de chope e cerveja, contava com carta de vinhos, coquetéis e aperitivos. O primeiro ecônomo foi Claus Gothe.

LEIA TAMBÉM: A beleza das fotografias

Publicidade

Após a Fenaf, o restaurante permaneceu aberto e era muito movimentado, inclusive atraindo visitantes de outras cidades. De março de 1973 a março de 1976, quando as Faculdades Integradas (Fisc) foram provisoriamente instaladas no Pavilhão Central da atual Oktoberfest, o movimento cresceu mais e ele tornou-se ponto de encontro dos estudantes.

Na terceira e última Fenaf (1978), a Bierhaus continuou sendo o principal espaço gastronômico da festa. Com o surgimento de outras opções na cidade, o restaurante perdeu o glamour. Nos últimos anos, vinha sendo aproveitado praticamente só na Oktoberfest.

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.