Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Operação Papai Noel

Brigada Militar reforça policiamento para o período de Natal; veja dicas de segurança

Foto: Cristiano Silva

Com aumento do movimento na área comercial, presença da BM também se amplia

Em andamento desde o último dia 6, a Operação Papai Noel, deflagrada pela Brigada Militar (BM) todos os anos, passa a ser intensificada a partir desta sexta-feira, 17, em Santa Cruz do Sul, quando começa o horário estendido do comércio. O trabalho preventivo do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) tem por objetivo coibir delitos no período de Natal e garantir maior segurança à população durante a tradicional época de concentração de público nas ruas e no comércio.

“Esse período de maior movimento requer grande atenção, para que a delinquência não se aproveite desse espírito natalino, quando as pessoas estão mais felizes e acabam, por vezes, ficando distraídas”, comenta o comandante do 23º BPM, major Fábio Vilnei da Silva Azevedo. “Vamos efetuar essas ações de policiamento para garantir a segurança de quem compra e dos lojistas, já que o comércio está bem aquecido, depois de ter passado o período mais crítico da pandemia.”

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar realiza Operação Sossego Público na Avenida do Imigrante

Publicidade

Conforme Azevedo, embora o foco seja o comércio, áreas residenciais também serão fiscalizadas, pois há a preocupação com o trajeto das pessoas, que saem de seus bairros e vêm ao Centro. A rotatividade do dinheiro vivo também é alvo de preocupação por parte das guarnições. Outro aspecto observado é o aumento da quantidade de veículos de transporte de carga, que vêm a Santa Cruz para a entrega das mercadorias, assim como a circulação maior da frota de veículos de passeio.

A Gazeta do Sul acompanhou o trabalho da BM nessa quinta-feira. Nenhum crime foi flagrado, assim como também não houve delitos ao longo dos primeiros 11 dias da operação. Contudo, uma senhora quase foi atropelada quando tentava atravessar a Rua Marechal Floriano. O motorista foi parado e advertido pelos policiais.

Para o comandante do 23º BPM, que conversou com comerciantes ao lado do major Helcio Gaira, o fato de Santa Cruz ser a maior cidade da região requer cuidado redobrado. Na área central, a Patrulha Comercial, sob o comando da soldado Viviane Amaral, mantém uma relação de proximidade com gerentes e donos de estabelecimentos.

Publicidade

Esse fato, na visão dos próprios policiais, gera um vínculo que proporciona a troca rápida de informações sobre suspeitos e ações criminosas. “Felizmente, nossa parceria vem sendo efetiva para que não ocorram delitos na área comercial da nossa cidade”, comentou a soldado.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar recolhe brinquedos para crianças carentes

PMs advertiram condutor que quase atropelou uma mulher na Rua Marechal Floriano

Dicas

A Brigada Militar reforça a importância do cuidado no manuseio de dinheiro e presentes. O major Azevedo deu dicas para que a população fique atenta e possa fazer suas compras com segurança. “Sugerimos evitar andar com muitos volumes na mão, principalmente valores em dinheiro que podem ser roubados. Hoje em dia, existem muitas outras formas de pagamento, como cartão de crédito, transferências bancárias e o Pix, que são opções boas e evitam prejuízos.” Azevedo também alerta para os golpes eletrônicos. “Deve-se evitar atender ou responder ligações ou contatos de telefones com números estranhos”, disse o comandante.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Sindilojas e Sindicato dos Comerciários definem horários para o Natal

“Outra coisa que pedimos é um cuidado especial com os veículos. Cuidem ao chaveá-lo e não deixem presentes dentro dos carros. Muitas pessoas acabam não checando, confiam na trava elétrica, mas criminosos muitas vezes utilizavam até equipamentos eletrônicos para bloquear o sinal do controle remoto da trava. Isso impede que o carro seja fechado e facilita o furto.”

A Operação Papai Noel segue até o dia 31 de dezembro. Na virada do ano, a Brigada Militar irá divulgar os números finais da ação.

Publicidade

Majores Fábio e Gaira falaram com comerciantes no Centro

LEIA TAMBÉM: Shoppings superam níveis de vendas pré-pandemia

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.