A família do paciente Marlon Oliveira de Rosa de 23 anos, de Cachoeira do Sul, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica decorrente de um acidente de trânsito. A captação foi realizada no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB) nessa terça-feira, 22, por uma equipe composta por nove médicos: seis da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, três do Hospital de Clínicas e três enfermeiros da Organização de Procura por Órgãos (OPO). Foram captados coração, fígado, rins e pulmões.
Esta é a terceira captação realizada pelo hospital neste ano, totalizando 36 captações desde 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da UTIs e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HCB, em 2022 foram abertos sete protocolos por morte encefálica, onde três familiares se recusaram a doar e uma paciente apresentou parada cardiorrespiratória durante o processo.
LEIA MAIS: VÍDEO: deputado Marlon Santos confirma a morte do filho
Durante todo o ano a CIHDOTT realiza campanhas de conscientização para a importância da doação de órgãos. No dia 27 setembro, no entanto, quando se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a equipe da comissão realiza blitz e atividades no hospital e para a comunidade. “Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, ressalta a enfermeira. Em setembro o HCB realizará a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este ano.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!