A espera acabou: após mais de um ano desde as enchentes de 2024, mais duas dezenas de famílias de Rio Pardo voltarão a ter um lar para chamar de seu. Nesta quarta-feira, 15h30, o governo do Estado fará o ato de entrega das chaves de 20 moradias provisórias na localidade de Mutirão do Camargo, destinadas a moradores atingidos pela catástrofe climática do último ano por meio do programa A Casa é Sua – Calamidades.
A cerimônia contará com a participação do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e do prefeito Rogério Monteiro, além das famílias beneficiadas. Os novos módulos habitacionais se somam aos 20 entregues em outubro de 2024, na Vila Pinheiros. Nas últimas semanas, a Prefeitura finalizou as obras de infraestrutura para garantir as condições adequadas do local.
LEIA MAIS: Governo do Estado confirma mais 40 casas definitivas para Rio Pardo após enchente
Publicidade
Das 20 novas casas, a maioria será destinada a famílias das localidades de Travessa e Várzea do Camargo, devastadas pelas enchentes. As moradias haviam sido garantidas ainda em dezembro de 2024, quando representantes do município participaram de agenda em Porto Alegre. Inicialmente, foi apresentado um prazo até abril para a entrega. No entanto, a data seguiu sendo adiada.
Cada unidade tem 27 metros quadrados, incluindo sala (com sofá), cozinha (com pia com balcão e fogão, armário e geladeira) e quarto (com cama de casal, beliche e um roupeiro) conjugados, além de um banheiro com boxe com chuveiro, vaso sanitário e pia. Os módulos, encaminhados pelo Estado, chegam pré-fabricados e são instalados em locais preparados pelas prefeituras, que por sua vez fornecem as redes de água, esgoto e luz. O investimento total nessas moradias em Rio Pardo chegou a R$ 5,3 milhões.
LEIA MAIS: Rio Pardo espera por casas, mas moradores convivem com a demora e o descaso
Publicidade
Município aguarda 40 casas definitivas do Estado
Além das unidades provisórias já entregues, Rio Pardo ainda deverá receber mais 40 casas definitivas do governo do Estado, também destinadas às vítimas da enchente. A informação foi confirmada pelo vice-governador, Gabriel Souza, em visita às unidades do Mutirão do Camargo, ainda no início de julho.
As primeiras 30 residências, já mais adiantadas em relação a documentação, serão construídas em um terreno na Vila Pinheiros, nos fundos de onde já estão as moradias temporárias. As outras dez unidades estão em fase de preparação contratual e devem ter os trâmites concluídos nos próximos meses. Ainda, no Mutirão do Camargo, foram confirmadas 16 casas definitivas pela Defesa Civil Nacional.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!