Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

data ESPECIAL

Cemitério Municipal recebe melhorias para o Dia de Finados

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado na próxima terça-feira, 2, o Cemitério Municipal está sendo preparado para receber centenas de visitantes, como ocorre tradicionalmente. Desde a semana passada, servidores da Central de Serviços, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) estão efetuando limpeza, pintura de cordões, corte de grama, roçada entre os túmulos e nivelamento do calçamento interno.

Quem aproveitar a data religiosa para prestar homenagens a entes queridos terá facilidade para se situar no local. Esta semana estão sendo colocadas placas indicando as fileiras, com as devidas numerações, para que os visitantes possam encontrar as sepulturas com tranquilidade. “Estamos trabalhando para deixar tudo pronto para o Dia de Finados. Está ficando bem bonito”, disse o responsável pelo local, Roberto Konzen. Também a Semass, através de uma empresa terceirizada, está trabalhando para refazer o muro externo, nos fundos do cemitério, na Rua São José. Uma parte da estrutura veio abaixo, no início do ano, com as enxurradas que provocaram inúmeros alagamentos na cidade. O serviço não estará concluído até a data, ainda vai faltar o reboco e a pintura, além da calçada.

LEIA MAIS: Período de matrículas, rematrículas e transferências na rede municipal abre em novembro

No Dia de Finados, uma equipe estará no local para fazer o recolhimento do lixo e o setor administrativo estará funcionando para atender a quem precisar. “Se alguém estiver com dificuldade de localizar um túmulo ou precisar de qualquer orientação, servidores estarão a disposição para atender”, informou Konzen. As pessoas poderão levar flores, e deverão utilizar máscaras, conforme estabelecem os decretos em vigor.

Aliás, com a chegada de dias mais quentes, uma preocupação dos órgãos de saúde é a dengue, que, no início deste ano, registrou uma quantidade expressiva de casos no município. A Vigilância Sanitária vai disponibilizar, no Dia de Finados, agentes comunitários de endemias para orientar a população nos principais cemitérios do município. O órgão pede aos visitantes que não utilizem vasos com água para colocar as flores. Em vez disso, deve-se pôr terra nos recipientes, fazer furos para drenar a água e não deixar pratinhos embaixo. Também é muito importante retirar as embalagens que envolvem vasos e buquês de flores e evitar plantas que acumulem água nas folhas, como as bromélias e as artificiais.

Em razão dos dias que começam a ficar mais longos nesta época do ano, os portões do Cemitério Municipal ficam abertos das 7 horas às 19h30, todos os dias. Já a parte administrativa funciona das 7h30 ao meio-dia e das 13 horas às 16h30, de segunda a sexta-feira. Já nos finais de semana e feriados, o plantão acontece pelo (51) 99901 4806, das 8 horas às 17 horas.

LEIA MAIS: Assembleia da Amvarp flexibiliza horários e libera eventos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.