Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Centro Municipal de Referência ao Idoso vem para favorecer o envelhecimento saudável

Foto: João Cleber Caramez

A prefeita Helena Hermany desatou o laço da fita inaugural do Centro Municipal de Referência ao Idoso, na manhã desta quinta-feira, 24. O prédio está localizado na Rua Tenente Coronel Brito, 425, onde também vai funcionar a Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Umrest). A solenidade ocorreu com a presença de autoridades, secretários, vereadores, representantes da Saúde do Estado e pessoas da comunidade.

A iniciativa é inédita, já que o município não contava com espaço semelhante. Helena destacou que uma das metas do programa de governo era tornar Santa Cruz do Sul um município amigo do idoso. “Já somos referência no cuidado com as crianças e também na área de segurança. Queremos mais um selo, proporcionando uma atenção especial aos idosos, que compõem grande parte da população”.

LEIA MAIS: Casa para idosos está concluída e mobiliada em Monte Alverne

Para a diretora de Ações de Programas de Saúde, Anelise Aprato, é uma satisfação implantar uma política municipal para os idosos. “Vamos fortalecer a rede, a partir de uma demanda verificada”, comentou. A secretária de Saúde, Daniela Dumke, falou sobre a importância da prevenção dos problemas de saúde. “Queremos facilitar a vida do idoso. Favorecer o envelhecimento saudável. Prezamos pela saúde de toda a população”, sublinhou.

Como é o espaço?

O espaço tem ampla estrutura, com fácil acesso e totalmente adaptado. Dispõe de três salas para atendimento multiprofissional, uma sala para oficinas, recepção, secretaria, banheiros, cozinha, espaço de leitura e espaço ao ar livre, em meio à natureza, para realização de atividades. No local, vão atuar profissionais de diversas áreas como psicologia, nutrição, educação física e assistência social.

Funcionalidade

O local também servirá para a realização de oficinas culturais, atividade física, e de convivência, além de prestar orientações ao público idoso. A implantação do centro é uma das etapas para obtenção do selo Cidade Amiga do Idoso, junto ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Os idosos devem ser encaminhados por outros serviços de saúde, como as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de cada bairro. Há atendimento presencial para dúvidas e informações detalhadas. O funcionamento é das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas. O telefone é (51) 2109-9342.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.