Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

reconhecimento

Cerveja produzida em Santa Cruz é considerada a melhor em concurso estadual

É de Santa Cruz do Sul uma das melhores cervejas do Rio Grande do Sul. A Wheat Wine, da Cervejaria Probier, levou o primeiro lugar na Copa Gaúcha de Cervejas, na categoria North American Origin Ale Styles. O concurso aconteceu no mês passado, em Caxias do Sul. O criador da receita, o mestre cervejeiro Fernando Sehn, concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 e contou sobre a felicidade de vencer mais de 300 cervejas. “É uma categoria bem disputada”, disse.

Esta foi a segunda edição da Copa Gaúcha de Cervejas, considerado o maior concurso da área no Estado. Antes de disputar a final, na Serra Gaúcha, a Wheat Wine da Probier já havia vencido na fase regional, que compreende cervejarias da região dos Vales, da Metropolitana e também do Litoral Norte. “Concorremos com as melhores do Estado”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Cerveja de Santa Cruz ganha medalha de ouro e está entre as melhores do Brasil

Publicidade

A avaliação das cervejas inscritas passou por uma série de critérios. Entre os itens levados em conta estão aroma, aparência, sensação na boca e conjunto geral. “E dentro disso ainda tinha subcategorias, como cor, retenção de espuma. Outra coisa: cada estilo tem critérios próprios”, contou, destacando que é um concurso bem criterioso, com juízes certificados.

O prêmio, para Sehn, vem para coroar o trabalho da Probier. Segundo ele, o diferencial da cervejaria é o foco na qualidade, independentemente do preço do insumo. “Se for o caso, se produz menos, mas a qualidade tem que ser acima da média”, ressaltou. Ele conta que a maior parte dos ingredientes utilizados na produção são importados, para que haja um padrão nas cervejas. “Não por acaso recebemos elogios diariamente, principalmente pela Pilsen, que é o nosso carro-chefe”, disse.

LEIA TAMBÉM: A cerveja pelo mundo

Publicidade

E se engana quem pensa que é fácil produzir cerveja. Fernando Sehn relata que, na verdade, é uma das bebidas mais complexas para fazer, devido aos muitos processos necessários. “Tem a receita, o dimensionamento para o equipamento, a moagem do malte, o cozimento do grão, a separação do líquido e do bagaço; aí tem que ferver, adicionar o lúpulo certo, resfriar da maneira correta, botar no tanque para fermentar, manter tudo limpo adequadamente, para não haver contaminação”, resumiu.

A Wheat Wine

O mestre cervejeiro da Probier, Fernando Sehn, explicou sobre o modo de preparo e as características da Wheat Whine, vencedora da Copa Gaúcha de Cervejas na categoria North American Origin Ale Styles. Segundo ele, as cervejas de estilo americano costumam ser mais intensas e encorpadas. Além disso, tem teor mais elevado de álcool, entre 8% e 10% – o mais comum é que esse índice fique em até 5%.

LEIA TAMBÉM: Cinco curiosidades sobre a cerveja

Publicidade

“Outra característica do estilo americano é que são cervejas mais maltadas e ousadas, inovadoras, com aromas e sabores diferentes. Na Wheat Wine, a gente usa 50% de trigo, o que faz dela uma cerveja clara, aveludada, com sabor de frutas secas e mel, bem sutil; com o álcool elevado, fica bem equilibrada”, detalhou. Sehn disse, ainda, que a cerveja premiada é adocicada, mas tem amargor, e é bem potente. “É perfeita para dias mais frios.”

Segundo Sehn, não muitas coisas que lembrem o sabor da Wheat Wine. “Pela alta carga de trigo, lembra um pouco um pão fresquinho, mas não há nada parecido em relação a outras cervejas”, disse. A elaboração da receita passou por uma tentativa de Sehn fugir das cervejas escuras, buscando um estilo que quase ninguém faz. “Acho que ficou boa, já que ganhou esse prêmio”, brincou. A Wheat Wine faz parte da linha da Probier que cont, ao todo, com 12 cervejas – além de uma sazonal, produzida somente no inverno.

LEIA TAMBÉM: Ramo cervejeiro cresce e lança novas variedades em Santa Cruz

Publicidade

A Wheat Wine ainda não é comercializada em garrafas, mas quem tiver interesse em experimentar pode ir no bar da fábrica, localizada na Avenida do Imigrante, ou no Restaurante da Gruta. “Ainda produzimos em lotes pequenos, mas como a demanda aumentou, é possível que tenhamos em garrafa em breve”, projetou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.