Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTRA A ESTIAGEM

Cisternas devem chegar em 30 dias a famílias do interior de Santa Cruz

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Foto ilustrativa

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou um programa de incentivo para a instalação de cisternas no interior. Os agricultores tiveram a oportunidade de se inscrever até sexta-feira. O secretário de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, esteve no programa Rede Social, da Rádio Gazeta FM 107,9, para comentar sobre os próximos passos da iniciativa.

Foram cadastrados 142 agricultores no programa, considerado expressivo pelo secretário. Panke salienta que a intenção inicial era de 60 famílias contempladas. Pessoas com necessidades especiais e idosos terão prioridade. Com o volume acima do esperado, haverá uma análise sobre a viabilidade de compra de mais cisternas. Uma alternativa é a destinação de recursos do Fundo Municipal da Agricultura.

LEIA MAIS: Produtores rurais podem ser contemplados com cisternas em Santa Cruz

Publicidade

O fabricante das cisternas fará a entrega diretamente para os agricultores, que precisam instalar calhas, canos e a base de cimento para receber o reservatório. Panke ressalta a economia com o projeto, já que a necessidade de abastecimento com caminhões-pipa será menor. Localidades como São Martinho, por exemplo, sofrem com a estiagem. Já foram destinados 135 caminhões-pipa para famílias afetadas pela seca.

Cada cisterna conta com capacidade para 10 mil litros. Durante a semana, as famílias contempladas serão comunicadas para que possam fazer as adequações necessárias. Os reservatórios devem ser entregues em um mês. “Será uma ação para contornar os problemas provocados pela estiagem”, destacou. A secretaria abriu 200 açudes desde o ano passado para ajudar na reservação de água para as propriedades.

Panke frisa algumas vantagens no fato de o município ter decretado situação de emergência, como a dispensa de licitação no caso das cisternas e o abono aos produtores no programa troca-troca de sementes. A Emater/RS-Ascar ainda prepara levantamento atualizado em relação aos prejuízos causados pela estiagem. “Os custos para produzir estão aumentando, até mesmo como reflexo da estiagem. Vai impactar para o consumidor também”, referiu.

Publicidade

LEIA MAIS: Secretaria de Agricultura vai ampliar oferta de cisternas a produtores rurais

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.