Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

EDUCAÇÃO

Classificatórias do Palco do Saber começam nesta sexta-feira

Lançado no ano de 2014, o projeto Palco do Saber já soma mais de 42 mil estudantes envolvidos de forma direta e indireta

Inicia na manhã desta sexta-feira, 20, a partir das 9h30, a fase classificatória da 7ª edição do Palco do Saber. A competição educacional envolve alunos do 9º ano da rede pública de Santa Cruz do Sul. A primeira instituição participante será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no Bairro Pedreira, onde quatro duplas formadas pelos estudantes disputam uma vaga na grande final. A etapa nas escolas vai até 28 de outubro e a final da competição está prevista para o dia 9 de novembro, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Cada classificatória tem duração aproximada de uma hora e 30 minutos, iniciando sempre às 9h30 no turno da manhã ou às 14 horas no turno da tarde. O regulamento permite a cada escola inscrever de duas a oito duplas do 9º ano na competição, que terá baterias de perguntas divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. A dupla com a maior pontuação já estará na final.

As duplas vencedoras das eliminatórias receberão premiação em medalhas. Já na final, as três primeiras que obtiverem mais pontos receberão prêmios, além do professor e a escola da dupla campeã. A próxima a receber a Olimpíada do Conhecimento será a EEEF Sagrada Família, de Pinheiral, na próxima terça-feira.

Em função da pandemia, a edição do ano passado foi cancelada. No entanto, de acordo com o gerente de Eventos da Gazeta Grupo de Comunicações, Edson Marques, as inscrições de 2021 superaram as expectativas, com 30 escolas participantes. “Diferente das edições anteriores, com 100% de participação, esse é um ano atípico, pelo cenário pandêmico, motivo pelo qual esperávamos a adesão de apenas 50% das escolas. No entanto, mais de 75% confirmaram participação.”

LEIA MAIS: Palco do Saber: a maior olimpíada de conhecimento do Vale do Rio Pardo

Cuidados

Para garantir a segurança dos participantes, evitando aglomerações, as etapas serão realizadas nos ginásios das escolas ou outros espaços amplos, como quadras ou pavilhões. Outras medidas incluem o distanciamento entre os alunos e a redução da plateia, além de uso obrigatório de máscara e álcool gel para cumprir as normas e procedimentos previstos para proteção contra a disseminação do coronavírus. Haverá dois membros do comitê pedagógico presentes e, além das turmas do 9º ano, as do 8º poderão assistir, já que participarão na próxima edição.

Uma das novidades, conforme Edson Marques, foi o desenvolvimento de um aplicativo para download gratuito em dispositivos móveis com versões para as plataformas Android e iOS. “O aplicativo funciona como um jogo de perguntas e respostas dentro de um tempo limite, proporcionando teste de autoconhecimento e aprendizado”, conta.

O Palco do Saber é uma iniciativa da Fundação Gazeta e tem promoção da Rádio Gazeta. O suporte pedagógico é da Secretaria Municipal de Educação, 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Unisc. A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações e o patrocínio, do Município de Santa Cruz do Sul. Lançado em 2014, o projeto já soma mais de 42 mil alunos envolvidos de forma direta e indireta.

LEIA MAIS: Ernesto Alves vence o Palco do Saber na etapa ensino médio

Repensar Educação

Uma das novidades do Palco do Saber nesta edição será a inserção de uma dinâmica do projeto Repensar com ação voltada à educação e uso das redes sociais. “Uma das propostas do projeto Repensar Educação é dar voz ao público jovem e compartilhar sua visão de mundo com a comunidade”, explica Edson Marques. A participação durante a fase classificatória vai acontecer por meio de um interlocutor convidado pela grande identificação com o público jovem. Será realizado um bate-papo, aberto a perguntas, sobre o comportamento nas redes sociais e os diversos sentimentos que estão envolvidos na interação com as diferentes plataformas.

LEIA MAIS: Manuela e Ana Luiza são as campeãs do Palco do Saber

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.