Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

LITERATURA

Clube de Leitura da Livraria Iluminura quer resgatar o prazer de ler juntos

Imagem ilustrativa | Foto: Pixabay

Há algum tempo, a autoria feminina em literatura tem ganhado visibilidade no mercado editorial. Ao mesmo tempo, os clubes de leitura conquistaram espaço durante a pandemia de coronavírus, resgatando o prazer de ler em grupo. A prática proporciona inúmeras vantagens: conhecer novos pontos de vista (pois ninguém lê um livro da mesma forma); trocas que ampliam a leitura para além das páginas, fazendo nascer sugestões de filmes, músicas e outros livros que têm relação com a obra discutida; novos parceiros para a aventura gostosa que é ler é um livro. Pensando nisso, a Iluminura, tradicional livraria e cafeteria santa-cruzense, e Luciana Iser Setúbal – escritora, redatora e roteirista que cresceu e residiu em Santa Cruz do Sul até 2006 -, lançam o Clube de Leitura com foco em autoria feminina.

Proposta

A ideia é ler, mensalmente, um livro de autoria feminina, o qual será discutido sempre na primeira quarta-feira do mês, das 20 horas às 21h30, em encontro virtual na plataforma Google Meet. Para repassar informações, link dos encontros e referências relacionadas às obras será criado um grupo no WhatsApp. Quantos aos livros e data dos encontros, o cronograma é o seguinte: A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante, no dia 1º de setembro; O olho mais azul, de Toni Morrisson, dia 6 de outubro; Noites azuis, de Jean Didion, no dia 3 de novembro; Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, dia 1º de dezembro.

LEIA MAIS: Clube de leitura de Santa Cruz resgata o hábito da troca de cartas

A Iluminura vai oferecer descontos para aquisição das obras aos participantes do Clube. A inscrição custa R$ 65,00 e pode ser paga via Pix ou link do Pag Seguro (o valor pode ser parcelado na própria plataforma, com juros). Para se inscrever ou obter mais informações, é necessário enviar e-mail para [email protected] ou mensagem para o WhatsApp (11) 9 6344 8294.

Sobre a mediadora

Escritora, redatora, roteirista e planner criativa freelancer, Luciana Iser Setúbal nasceu em Porto Alegre/RS, mas dos dois aos 32 anos residiu em Santa Cruz do Sul, mudando-se para São Paulo em 2009. Graduada em Publicidade e Propaganda (Unisc/RS), é especialista em Comunicação Comunitária (PUC/RS) e Prática de Escrita Literária (Unicsul/SP). Tem 13 anos de atuação como docente em escolas públicas de Ensino Fundamental (séries iniciais e EJA) e 22 anos de atuação em publicidade e live MKT, com passagens por agências de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ganhadora, em três edições, da bolsa de criação literária do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, publicou a coletânea de contos Onde começa o que sempre acaba e o romance Ryukyu, os dois lançados pela Editora Penalux. Também organizou a coletânea de contos Úmidas paisagens, cuja temática aborda a tríade feminino-sexo-maturidade (2018, editora Penalux), com a participação de 18 escritoras. Além disso, publicou contos e crônicas em cinco coletâneas, publicadas em São Paulo/SP e em Santa Cruz do Sul/RS. Atualmente, está à frente do projeto de ativismo literário Livro que Marca, co-idealizado com a escritora e poeta Chris Ritchie, e mantém um clube de leitura de autoria feminina, que conta com participantes gaúchas e paulistas.

LEIA TAMBÉM: Clube de leitura dá ênfase a obras escritas por mulheres

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.