Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

dica do romar

Como a língua portuguesa molda todo o nosso ser

Natural de Curitiba, no Paraná, e aos 51 anos, o escritor, tradutor e professor Caetano W. Galindo é reconhecido por algumas importantes contribuições à literatura nacional, sendo uma delas uma premiada tradução do Ulysses, de James Joyce. Mas ele também conduz uma instigante obra autoral, composta de crônicas, ensaios e prosa. Recentemente, chegou às livrarias seu romance Lia: cem vistas do monte Fuji, pela Companhia das Letras, em 232 páginas.

Pela mesma editora, e em simultâneo, lançou um outro volume de leitura reveladora. Em Na ponta da língua: o nosso português da cabeça aos pés, em 272 páginas, no formato pocket de cartilha, a R$ 69,90, analisa cada parte do corpo humano em sua relação direta com a língua.

LEIA TAMBÉM: O mundo visto sob a perspectiva de mulheres viajantes

Publicidade

Ao detalhar como a nossa condição humana se revela ou se realiza através da língua que usamos para nos comunicar, Galindo refaz, igualmente, o percurso dessa própria língua ao longo da história, como um dos mais valiosos legados que chegaram a nós, vindo desde as brumas de um distante passado, no qual começou a se formar.

Esse novo volume pode ser lido como uma espécie de díptico formado com outro livro de Galindo, Latim em pó: um passeio pela formação do nosso português, que ele lançara em 2023. O conjunto das reflexões do autor constitui uma importante produção contemporânea a familiarizar as gerações atuais com a riqueza cultural e histórica com a qual lidam a cada vez que, pelas vias oral ou escrita, se expressam.

LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELING

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.