Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

Concurso Literário Valacir Cremonese conta 393 inscritos e avança para etapa de avaliação dos textos

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

O 22º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMECTD) de Sobradinho, por meio da Casa da Cultura Amário João Lazzari, encerrou o período de inscrições com 393 participantes, consolidando mais uma edição de grande participação e alcance para a iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e à produção literária.

As inscrições estiveram abertas de 13 de agosto a 30 de setembro de 2026, reunindo textos de participantes de diversas cidades do Brasil. Nesta edição, o concurso teve como tema “Pertencimento – Onde mora o nosso coração”, convidando os participantes a refletirem, por meio da literatura, sobre lugares, pessoas, memórias, histórias e sentimentos que despertam o sentido de pertencimento.

Ao todo, foram 393 textos inscritos, distribuídos em três categorias: Adulto, com 33 inscritos; Juvenil, com 204 inscritos, e Infantil, com 156 inscritos. O gênero literário proposto nesta edição foi o texto narrativo, nas modalidades conto, crônica ou fábula. Com o encerramento das inscrições, os textos seguem agora para a Comissão de Correção, que será responsável pela avaliação das produções inscritas, conforme os critérios estabelecidos pelo regulamento do concurso. A etapa de correção antecede a definição dos textos classificados e dos vencedores das três categorias. O resultado será divulgado posteriormente, dentro do cronograma do concurso.

Publicidade

A comunidade poderá conhecer e prestigiar os vencedores do 22º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese durante a 30ª Feira do Livro de Sobradinho, que será realizada de 12 a 15 de novembro. A premiação dos autores classificados fará parte da programação da Feira do Livro, celebrando o talento dos participantes e a força da literatura como instrumento de expressão, criatividade e construção de memórias e histórias.

O 22º Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMECTD) de Sobradinho e pela Casa da Cultura Amário João Lazzari, com apoio da Academia Centro Serra de Letras e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.