Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Basquete

Confira a trajetória da conquista do União Corinthians

Foto: Junio Nunes

Depois de 27 anos, o Esporte Clube União Corinthians voltou a ser destaque no cenário nacional de basquete adulto, após conquistar, na noite do último sábado, 22, o Campeonato Brasileiro de Clubes do Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O título, que veio com a vitória de 80 a 68 contra o Flamengo Blumenau, coroou uma grande campanha da equipe ao longo da competição, com oito vitórias e apenas duas derrotas na primeira fase; 2 a 0 sobre Brusque nas quartas de final; e a superação de Botafogo e Flamengo Blumenau no Final Four.

A primeira fase do Campeonato começou com vitória sobre o Joinville. Porém, a segunda partida trouxe o primeiro percalço, com a derrota para o NBPG Ponta Grossa na prorrogação. A partir disso, foram cinco triunfos, com destaque para a revanche sobre o NBPG que elevou a equipe para a liderança da Conferência Hélio Rubens, posição que garantiu ao União Corinthians a melhor campanha da fase inicial, com 18 pontos.

LEIA MAIS: União Corinthians vence o Flamengo e é Campeão Brasileiro

Com a melhor campanha, o clube santa-cruzense teve o direito de enfrentar o pior classificado nas quartas de final, o anfitrião Brusque. Vitória com autoridade nos dois jogos – 88 a 58 e 84 a 67 -, que classificou a equipe para o Final Four, o único remanescente da Conferência Hélio Rubens. Na semifinal, contra os cariocas do Botafogo (que jogou a primeira fase na Conferência Gerson Victalino), uma vitória desgastante, que contou com paralisação de quase três horas por problemas na quadra, mas que garantiu o time na final, por 73 a 57.

A final

A grande decisão teve como adversário o Flamengo Blumenau, que se classificou após vencer o Basket Osasco. Com uma atuação de alto nível dos experientes Ralfi Ansaloni e Enzo Cafferata, o time venceu de ponta a ponta, por 80 a 68. O título ainda trouxe importantes reconhecimentos individuais: Athos Calderaro ficou com troféu Cláudio Mortari de Melhor Treinador; o ala/pivô Rafael Paulichi foi a Revelação do torneio; e o pivô Ralfi Ansaloni foi o MVP do Final Four. Nos números da campanha, destaque ainda para o capitão Enzo Cafferata, com 15.5 pontos de média, incluindo 1.8 de roubo de bola e de 259 de eficiência total; Ralfi Ansaloni, com 9.4 rebotes por jogo; e Ícaro Parisotto, com 5.5 assistências por partida.

A recepção

A equipe Stock Med/União Corinthians foi recebida com homenagens em Santa Cruz do Sul na noite desse domingo, 23. Uma rápida solenidade, em frente à Prefeitura Municipal, na Praça da Bandeira, marcou a recepção dos atletas e comissão técnica. Na ocasião, a prefeita Helena Hermany parabenizou os atletas e dirigentes e fez a entrega simbólica da chave da cidade. “Estou extremamente emocionada e orgulhosa com mais essa conquista. Vamos celebrar a vida e a nossa tradição no basquete brasileiro”, destacou. Em seguida, os jogadores desfilaram pelas ruas centrais da cidade no caminhão de Bombeiros, o mesmo utilizado na conquista do título nacional da temporada 93/94, finalizando o trajeto no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest. Na tarde desta segunda-feira, 24, atletas e comissão técnica participaram de uma coletiva de imprensa.

Ficha Técnica – Campeão Brasileiro de Clubes de Basquete:

Atletas: Enzo Cafferata (capitão), Ícaro Parisotto, Rafael Paulichi, Ralfi Ansaloni, Leonardo Oliveira (Lelê), Leonardo Assmann, Vinicius Malachias, André Luis, Bernardo Moller, Filipe Lopes, João Marcos, Nicolas Oliveira, Camilo Gonzatti, Lucas Coelho, Gabriel Moraes e Sergio Montipó.
Técnico: Athos Calderaro
Comissão Técnica: Alexandre Vieira (preparador físico), Gustavo Kniphoff (fisioterapeuta), Fernando Sisnande (assistente técnico) e Luciano Hillescheim (mordomo)
Diretor de Basquete: Diego Puntel
Presidente do Clube: Marco Jardim

LEIA MAIS: VÍDEO: Carreata marca recepção aos campeões brasileiros de basquete

Projeto de reestruturação iniciou em 2017

Sob a liderança do diretor de Basquete, Diego Puntel, em 2017, o clube iniciou um grande projeto para a retomada do basquete santa-cruzense às competições, iniciando pela disputa do Campeonato Estadual. Já no ano seguinte, a equipe ficou com o título da competição pela 14ª vez. Também em 2018, o União Corinthians foi vice-campeão da Copa do Brasil Sub-21 e 7º colocado na Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Em 2019, ficou em segundo lugar no Estadual, perdendo a final para o Caxias.

Mesmo com a chegada da pandemia, em março de 2020, o clube seguiu com a mobilização e estruturação, com busca por apoio para a disputa do Campeonato Brasileiro, cuja vaga foi confirmada pela CBB em novembro. “Só temos que agradecer a todas as empresas que patrocinaram e apoiaram desde o início. Todos têm participação no título conquistado este ano”, frisou Puntel. Em 2021, a equipe contou com o patrocínio da Stock Med (Master), Cristallux, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Miller Supermercados, ALM Engenharia, KTO, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e Sicredi Vale do Rio Pardo, e apoio do município de Santa Cruz do Sul, Oktoberfest Santa Cruz, SS Sports, Sublime Academia, Cedil, Mercoplast, Santa Cruz Serviços, Karnopp Imóveis e Restaurante Centenário.

A próxima disputa

Com o título, o União Corinthians tem a oportunidade de disputar o Novo Basquete Brasil (NBB), que reúne a elite do basquete nacional. No entanto, para confirmar a participação, é preciso atender a diversas exigências da entidade relacionadas a orçamento e estrutura. “Disputar esta competição sempre foi o nosso objetivo. Vamos nos dedicar muito para alcançá-lo ainda este ano. Mas, para isso, mais empresas precisam acreditar e investir. Temos convicção de que Santa Cruz merece, principalmente pelo amor que esta cidade tem pelo basquete”, frisou Puntel.

LEIA MAIS: Grupo campeão do União Corinthians recebe a chave da cidade

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.