Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Programe-se

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Finados

Foto: Rafaelly Machado

Supermercados e minimercados estão autorizados a funcionar nesta segunda-feira

Segunda-feira, 2, é feriado de Finados. Com isso, serviços essenciais e específicos sofrem alterações em Santa Cruz do Sul. Conforme convenção coletiva, os hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns e similares que cumprem as cláusulas previstas estão autorizados a abrir, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Vale do Rio Pardo e Taquari (Sindigêneros). O horário é idêntico ao de domingo: até 12 horas e das 16 às 21 horas.

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) informou que não haverá operação do estacionamento rotativo nas 44 quadras da faixa azul de Santa Cruz do Sul.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não haverá atendimento nas agências no feriado. As contas que vencem na segunda-feira podem ser pagas na terça, sem acréscimo de multas ou juros. Outra opção é a internet, nos aplicativos e sites das instituições bancárias.

O Shopping Santa Cruz terá funcionamento da praça de alimentação das 11 horas às 21 horas, e a abertura das lojas será facultativa. No Shopping Germânia, a praça de alimentação funcionará das 10 horas às 19 horas, enquanto as lojas abrirão de forma facultativa. Os ônibus do Consórcio TCS circularão nos horários específicos de domingos e feriados. A consulta pode ser realizada no site tcsconsorcio.com.br.

Os clientes da RGE poderão acessar canais de atendimento com o aplicativo, site, SMS com o seu código (presente na fatura de energia) para o número 27350 ou Central de Atendimento, pelo 0800 970 0900. Já em caso de problemas no fornecimento de água, o número do plantão é o 0800 646 6444. Outra alternativa é baixar o aplicativo da Corsan no celular. As agências dos Correios e as lotéricas também estarão fechadas nesta segunda-feira.

LEIA MAIS: Feriadão de Finados terá reforço na segurança e guarda-vidas no litoral

Serviços municipais

No feriado de Finados, segundo a Prefeitura, não haverá atendimento no Programa Portas Abertas e nas farmácias Três Coqueiros, da Zona Sul; Municipal; do Estado e Miguel Weiss, de Monte Alverne.

O Ambulatório de Campanha continuará com atendimento normal, das 7 horas às 19 horas. Quanto ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, Centro Materno Infantil (Cemai) e UPA do Bairro Esmeralda, o atendimento continua nas 24 horas. O Hospitalzinho funcionará normalmente, das 7 horas às 23 horas. Em caso de emergência deve-se acionar o Samu pelo telefone 192.

Em regime de plantão funcionarão o setor de transportes da Saúde, o Caps AD, o Albergue Municipal, os abrigos feminino e masculino e o Conselho Tutelar. Quanto ao recolhimento de lixo, a coleta convencional será realizada normalmente. Já o serviço prestado pela Coomcat, de recolhimento de materiais recicláveis, não vai ocorrer. Também não haverá a varrição manual das ruas. As feiras rurais do município estarão fechadas. Já a fiscalização de trânsito funcionará normalmente.

Quanto ao Cemitério Municipal, o setor administrativo funcionará normalmente, tanto no domingo como no feriado de segunda-feira, no período das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30.

SOBRE A DATA

Na Igreja Católica, a liturgia de Finados foi iniciada por Santo Odon de Cluny e oficializada no ano de 998. Na data, é comum que o papa faça uma cerimônia dedicada aos mortos na cripta do Vaticano. É um dia de celebrar as vidas de todos os fiéis falecidos. Para os católicos, é dia de penitência e recolhimento. O salmo 24 é a oração bíblica presente na liturgia católica para o Dia de Finados. Apesar da formalização e da oficialização ter ocorrido apenas no século 10, já havia uma data em memória aos mortos desde os tempos pré-cristãos, inclusive em culturas do chamado paganismo antigo.

Na obra De Cura pro Mortuis Gerenda, texto do ano 421 atribuído ao teólogo Agostinho de Hipona (354-430), o Santo Agostinho, o autor aborda uma série de fatos importantes e interessantes a respeito dos mortos, que até hoje são conservados e respeitados pela Igreja. Entre outras coisas, fala da utilidade da oração pelos mortos (antiquíssimo testemunho do Purgatório, ainda que tal palavra não apareça), a possibilidade da aparição dos mortos aos vivos (por meio do ministério dos anjos ou por permissão direta de Deus), a oração dos santos falecidos a nosso favor e o dia que a Igreja dedica a todos os falecidos (Dia de Finados).

LEIA MAIS: Dia de Finados movimenta as lojas de flores em Santa Cruz

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.