Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUTEBOL GAÚCHO

Times das séries A2 e B podem disputar torneio unificado no segundo semestre

A proposta de unificação das séries A2 — na qual se encontra o Avenida — e B, a antiga Terceirona — em que está o Santa Cruz — foi apresentada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) durante reunião em videoconferência, na tarde dessa segunda-feira, 8. Pelo proposto, um campeonato único seria disputado no segundo semestre. Não houve apreciação do projeto, lançado pelo presidente da entidade, Luciano Hocsman. Caso a ideia ganhe força e seja aprovada pelos clubes, a Divisão de Acesso e a Série B seriam canceladas e não haveria possibilidade de acesso ou rebaixamentos.

Suspensa desde a terceira rodada, no dia 11 de março, a Série A2 recomeçaria em agosto, conforme acordado na reunião virtual de abril. Já a B sequer começou, pois a abertura estava programada para 5 de abril e não ocorreu por causa da pandemia do novo coronavírus.

LEIA MAIS: Federação de Futebol quer volta do Gauchão até agosto

Publicidade

A sugestão da FGF é reunir os 32 times – 16 da Divisão de Acesso e 16 da B – dividindo-os em quatro regiões do Estado – Sul, Serra/Vales, Norte e Metropolitana. Cada uma teria duas chaves de quatro equipes. Os campeões de cada grupo receberiam R$ 120 mil e teriam o direito de disputar uma “final” regional. O vencedor dessa final ganharia prêmio de R$ 60 mil.

Por fim, os quatro campeões regionais se juntariam às equipes do Gauchão que não possuem vagas nos torneios nacionais e fariam uma espécie de Supercopa, para definir os postos na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2021. A fórmula será avaliada pelas equipes, e uma nova reunião deve acontecer na próxima segunda-feira, 15.

Portanto, caberá aos presidentes dos clubes decidir se continuam com a Divisão de Acesso ou aceitam encarar uma nova competição, conforme proposta. Alguns já se manifestaram a favor de retomar o campeonato, enquanto outros veem a sugestão da Copa Regionalizada como uma alternativa mais interessante, principalmente pelo aspecto financeiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
CBF divulga guia médico e prevê cinco fases no retorno do futebol
Campeonato Russo retorna no dia 19, com torcida no estádio

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.