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Outubro

Pedido de seguro-desemprego cai 19% no Estado

O Rio Grande do Sul registrou 27.133 solicitações de seguro-desemprego em outubro de 2020, dos quais 13.803 foram recebidas presencialmente nas Agências FGTAS/Sine e 12.792, pela internet. O total representa queda de 19,2% em comparação igual período de 2019.

Conforme divulgação do Governo do Estado, 57,5% dos solicitantes são homens, enquanto 42,5% são mulheres. A maioria das solicitações (31,9%) veio de pessoas entre os 30 e 39 anos; 20,3% dos solicitantes tem entre 40 e 49 anos; 18,7%, de 25 a 29 anos; na faixa etária dos 18 aos 24 anos foram 18% dos pedidos; e, a menor parte das solicitações (10,7%) veio de pessoas entre os 50 e 64 anos.

Ao todo, em 2020, foram 364,4 mil solicitações de seguro-desemprego, de janeiro a outubro. O número é 7,5% mais alto do que o mesmo período em 2019. De todos os pedidos, 191.092 foram encaminhados presencialmente nas Agências FGTAS/Sine, enquanto 173.308 solicitações foram feitas pela internet.

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Veja mais dados do perfil dos solicitantes:

Escolaridade
• 53% com Ensino Médio completo
• 13,3%, Ensino Fundamental completo
• 6,7%, Superior completo

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Setor econômico
• 37,8% atuava no setor de serviços
• 28,4%, no comércio
• 22,8%, na indústria
• 7,2%, na construção
• 3,7%, na agropecuária

Remuneração
• 33,8% dos requerentes recebiam entre 1 e 1,5 salário mínimo
• 29%, de 1,5 a 2 salários mínimos
• 17,1%, de 2 a 3 salários mínimos
• 11,8%, até 1 salário mínimo

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Como solicitar o benefício

Os trabalhadores podem realizar o encaminhamento do seguro-desemprego, após sete dias da dispensa, pela internet (através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br) ou presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima, mediante agendamento. Em Santa Cruz do Sul, a agência fica na Rua Marechal Floriano, 907, no Centro. Os telefones da unidade são (51) 98445-6330, 3711-2622 e (51) 3711-3223. Para acessar os telefones e endereços das demais unidades, clique aqui.

Encaminhamento pela internet

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Ao acessar a conta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal www.gov.br, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorram problemas no encaminhamento online, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro-empregado doméstico, seguro com alvará judicial e seguro por término de contrato.

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Auxílio temporário

O seguro-desemprego é um auxílio financeiro temporário concedido ao trabalhador desempregado demitido sem justa causa. Consiste no pagamento de três a cinco parcelas que vão de R$ 1.045 a R$ 1.813,03. 

Os trabalhadores podem cadastrar a conta bancária de sua titularidade para receber o benefício do seguro-desemprego no momento da requisição do benefício sem ônus. Basta informar o tipo de conta (corrente ou poupança), número e nome do banco, número da agência com o respectivo dígito verificador (DV) e número da conta de titularidade do trabalhador com DV. Dados de contas-salários e conjuntas não são aceitos.

Trabalhadores que não têm conta ou poupança de titularidade privativa poderão receber o benefício nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. Quem tem Cartão Cidadão pode realizar os saques nos caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa.

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