Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Perfil

Quem é o primeiro vereador cassado da história de Santa Cruz

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Natural de Muçum, no Vale do Taquari, Alceu Crestani tem 70 anos e é um dos políticos mais influentes do Terceiro Distrito de Santa Cruz do Sul, onde atua há décadas como líder comunitário. Professor aposentado da rede estadual e ex-diretor da Escola Monte Alverne, foi presidente do Departamento Monte Alverne de Futebol e esteve na linha de frente do movimento pró-emancipação nos anos 90, quando alcançou notoriedade. Elegeu-se vereador três vezes pelo PSDB, sempre com votações expressivas. Em 2016, obteve 1,7 mil votos e foi o nono mais votado.

LEIA MAIS: Câmara decide cassar mandato de Alceu Crestani

Em sua trajetória na Câmara, trabalhou principalmente na defesa de demandas de comunidades do interior. Liderou, por exemplo, a mobilização pela instalação de uma antena de telefonia móvel na região de Monte Alverne. No site do Legislativo, constam duas leis de sua autoria sancionadas. A primeira delas, de 2009, deu nome a uma via em Linha Santa Cruz. A segunda, de 2015, batizou um ginásio em Monte Alverne. Como presidente da Câmara em 2016, concluiu o processo de transferência para a atual sede do parlamento municipal, na Rua Fernando Abott, que havia sido iniciado no ano anterior.

Publicidade

Crestani migrou para o PSD, partido do prefeito Telmo Kirst, em março deste ano. Ele estava rompido com o PSDB desde fins de 2016, quando o partido negou apoio a uma alteração proposta por ele, enquanto presidente, no teto de gastos da Câmara com pessoal. Desde então, vinha sendo um aliado fiel ao Palacinho.

LEIA MAIS
“Jamais eu vou tirar dinheiro de assessor”, diz Crestani
Justiça rejeita suspensão do julgamento de Alceu Crestani

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.