Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2020

Começa a distribuição das urnas eletrônicas

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

As urnas eletrônicas começam a ser distribuídas para os locais de votação nesta sexta-feira, 13. Primeiro serão transportadas as urnas para os demais municípios de abrangência das zonas eleitorais com sede em Santa Cruz. Já as que serão usadas em Santa Cruz serão distribuídas sábado, 13. Para ajudar no pleito, a Justiça Eleitoral conta com 1.212 mesários, que vão atuar nas 314 seções de votação espalhadas pelo município.

No município são 103.396 eleitores aptos a participar da votação. São quase quatro mil votantes a mais que em relação ao pleito de 2016. As mulheres predominam com 53%. A faixa etária mais numerosa tem entre 35 e 39 anos, sendo que 47 eleitores possuem mais de 100 anos de idade.

Já o grau de instrução tem o predomínio de eleitores com o ensino fundamental incompleto, somando 27%. Os analfabetos são 1.680, e outros 1.585 declararam que sabem apenas ler e escrever. Em relação ao estado civil, Santa Cruz tem predominância dos solteiros que respondem por 52% do eleitorado, enquanto os casados chegam a 37%.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ir votar será o presente de aniversário de dona Landi

Candidatos
O eleitor santa-cruzense vai às urnas neste domingo tendo que escolher entre o maior número de candidatos desde a redemocratização. São sete chapas que disputam a Prefeitura e 254 que concorrem às 17 vagas para a Câmara de Vereadores.

A luta por governar o município tem no páreo Alex Knak, do MDB, com o vice Fabiano Dupont, do PSB, com apoio de PDT, PSL e Podemos. Carlos Eurico Pereira comanda a chapa pura do Partido Novo, ao lado do vice Paulo Bigolin. Frederico de Barros representa o PT que está coligado com o PCdoB da vice Manu Mantovani. Helena Hermany, concorre pelo Progressistas, tendo como vice Eltor Desbessell, do PL, e ainda conta com Avante e PRTB.

Publicidade

Irton Marx comanda a chapa pura do Solidariedade, com o vice Walter Couto. Jaqueline Marques, do PSD, tem como vice Ido Dupont, da mesma sigla, com apoio do DEM e Cidadania A disputa ainda tem Mathias Bertram, do PTB. O vice é César Cechinato, do PSDB. A coligação ainda conta com o Partido Verde.

LEIA TAMBÉM: Para evitar contágio, TSE excluirá biometria nas eleições municipais

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.