Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Agência propõe planos de subsídios para diminuir tarifa de ônibus

Foto: Lula Helfer

Pessoa passa o cartão do ônibus

Uma audiência pública para tratar questões que envolvem o transporte urbano de Santa Cruz do Sul ocorreu na manhã desta quinta-feira, 7. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst) e o consórcio TCS estiveram no auditório da Secretaria de Educação para tratar do reajuste do valor da tarifa para o ano de 2020.

LEIA MAIS: Prefeitura quer alterar contrato para evitar reajuste da passagem de ônibus

Em entrevista à Rádio Gazeta, o gerente do consórcio TCS, Zaqueu Paulo Forgiarini, explicou que a empresa, juntamente com a Agerst e a Secretaria de Transportes, está fazendo estudos para tentar não aumentar o valor da tarifa. Diversas sugestões foram discutidas, como a redução de frotas nos domingos e feriados, ações que contribuiriam para que o valor fosse mantido. “Vai ser analisado para que ninguém saia prejudicado. A ideia é sempre trabalhar com a tarifa o mais barato possível, mas não tem como ter o melhor de tudo”, ressaltou.

No encontro foi discutida também a sugestão de o transporte contar com alguns planos de subsídio, consultando a viabilidade dentro da Prefeitura para que se baixe ainda mais o valor da tarifa. “Recursos arrecadados com o estacionamento rotativo pago, taxas sobre motoristas de aplicativo e do ISSQN do transporte de fretamento seriam algumas das possibilidades”, citou.

Publicidade

LEIA MAIS: Estudo visa melhorar o transporte coletivo urbano em Santa Cruz

O presidente da Agerst, Auro Schiling, também participou audiência e explicou que o objetivo é reduzir o valor para ter mais passageiros. “Com a melhoria na frota e outras mudanças, como aumento do combustível, a passagem seria mais alta, mas estamos tentando alternativas para que isso não aconteça”, afirmou.

No encontro desta quinta, o valor acordado da tarifa foi de R$ 4,27. Caso aprovado, ele permanecerá o mesmo, pois de acordo com Schiling, o valor precisa ser arredondado para a menor moeda, o que faz com que a tarifa fique em R$ 4,25. A resolução será encaminhada para a Prefeitura até a próxima semana. Após a homologação, o valor já será aplicado.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz agora tem aplicativo para quem anda de ônibus; saiba como usar

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.