Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Por você

A Gazeta esteve lá: na missão gaúcha em Israel

Comitiva no Monte das Oliveiras: ao fundo, Jerusalém. Acima, capa de edição

A escassez de chuva desde o fim de novembro do ano passado já deixou um rastro de perdas na agricultura e a cada dia aumenta a preocupação com o risco de falta de água para o consumo humano e dos animais na região. A mais de 11 mil quilômetros do Rio Grande do Sul, um pequeno país com o tamanho pouco maior do que o Vale do Rio Pardo apresenta condições climáticas bem mais desfavoráveis, pois mais da metade do território tem solos desérticos, com apenas 20% das terras aráveis, bem como baixíssima incidência pluviométrica e clima hostil. No entanto, é praticamente autossuficiente na produção de alimentos e exporta tecnologia.

Em busca desses conhecimentos e experiências, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede/VRP), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Sicredi e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) lideraram entre os dias 25 de abril e 3 de maio de 2015 a missão internacional de visita a Israel. A Gazeta Grupo de Comunicações, na pessoa do jornalista Otto Tesche, acompanhou a Missão Gaúcha; Tesche apresentou diariamente todas as informações, diretamente do país do Oriente Médio, nas páginas da Gazeta do Sul, no Portal Gaz e boletins na então Rádio Gazeta AM.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: no impeachment, em Brasília

Publicidade

A missão teve por objetivo obter subsídios para incrementar a diversificação nas propriedades rurais da região, gerando dessa forma mais renda aos agricultores. Situado em uma das regiões mais áridas do mundo, o setor agrícola sempre foi forçado a fornecer conhecimentos avançados aos cidadãos do país do Oriente Médio, desde a sua criação como Estado. Com base em sua experiência acumulada, Israel desempenha um papel importante no abastecimento mundial com soluções de ponta para agricultura.

O roteiro começou por Tel Aviv, capital financeira de Israel, de onde a comitiva partiu diariamente para as visitas técnicas. O grupo conheceu empreendimentos que desenvolveram tecnologias relacionadas à produção eficiente de alimentos e energia de alto impacto, hibridização entre espécies, manejo integrado de pragas, polinização natural, sistemas avançados informatizados para a fazenda de gado leiteiro, criação de variedades de flores e plantas, centro de testes para os produtos e equipamentos agrícolas, visita à Netafim, líder mundial em irrigação por gotejamento; campo de cultivo de morango e visita à embaixada brasileira em Tel Aviv, com o encontro com o embaixador Henrique Sardinha, entre outros.

Outro momento de destaque foi a visitação à 19ª Conferência e Exposição Internacional de Agricultura (Agritech). Trata-se de uma das feiras agrícolas mais modernas do mundo, com a mostra das mais recentes inovações em termos de tecnologias de irrigação e gerenciamento de água, agroecologia, biotecnologia, estufas, laticínios, avicultura, aquicultura, agricultura de precisão, sementes, mecanização, fertilizantes e pesticidas, entre outros. A edição daquele ano reuniu 196 empresas israelenses e 57 estrangeiras, com 35 mil visitantes em três dias de atividades. Ao final, a comitiva também desenvolveu uma programação de turismo em Nazaré, Mar da Galileia, Mar Morto e Jerusalém.

Publicidade

LEIA MAIS: Gazeta recorda coberturas de momentos históricos

Após o retorno ao Brasil, os integrantes da missão participaram de encontros em diversos municípios da região para a multiplicação dos conhecimentos. O objetivo foi socializar as ideias para dinamizar a diversificação agrícola na região e o fomento na produção, principalmente de alimentos. A comitiva da Missão em Israel também participou de um café da manhã na Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs), em Porto Alegre, com a apresentação do relatório das atividades, exposição das percepções sobre a viagem e a sua relevância, e outras trocas de informações.

LEIA TAMBÉM: Gazeta lança campanha com enfoque na consciência ambiental

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.