Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Números confirmam interesse por informação confiável

Foto: Lula Helfer

Os índices de audiência e de interação do público com os veículos de comunicação evidenciam que em períodos como o da atual ameaça ampla à saúde a informação rápida e confiável é mais importante do que nunca. A Gazeta Grupo de Comunicações, por suas diversas plataformas, tem registrado desde a semana passada níveis de acessos e de contatos nunca antes vistos.

Como informa o gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling, a Redação Integrada do jornal Gazeta do Sul, do Portal Gaz e da Rádio Gazeta FM 107,9 mantém ritmo o mais próximo da normalidade. “Buscamos resguardar, como deve ser, todos os colegas dos grupos de risco, gestantes, pessoas em tratamento de saúde e mais idosos, mas com a preocupação de mobilizar todas as demais equipes de reportagem e de apoio a fim de acompanhar tudo o que ocorre na região”, observa. “Estamos mobilizados, como jornalistas, por todos aqueles que não podem e nem devem sair de casa”.

LEIA MAIS: VERIFICAMOS: vídeo que questiona eficácia do álcool gel é falso

Publicidade

Beling frisa que a imprensa, ao mesmo tempo em que informa sobre o coronavírus, segue cobrindo todas as demais áreas. “Temos consciência do compromisso de informar bem, e em tempo real, ao público, em especial nossos assinantes, ouvintes e parceiros, mas também a população em geral”, diz. “Não por acaso, em decreto de domingo, o presidente Jair Bolsonaro enfatizou a relevância da imprensa, ao torná-la de utilidade pública”. Entre colegas que cumprem expediente na redação e os que atuam em home office, mais de 40 profissionais estão envolvidos na cobertura diária, não apenas na área da saúde, mas de todas as demais editorias, entre elas a estiagem, com seus reflexos na socioeconomia.

RECORDES – Beling frisa que o conteúdo associado ao coronavírus teve acesso liberado já na semana passada para todos os internautas na plataforma digital da Gazeta, como forma de auxiliar na orientação e no esclarecimento. No Portal Gaz, entre sexta-feira e domingo o índice de audiência chegou a 1 milhão e 436 mil visualizações, o maior da história para um fim de semana. Na semana de 16 a 22 de março, foram 3 milhões e 299 mil acessos.

Em média, permanecem em tempo real cerca de 1,3 mil pessoas em acesso, consultando os conteúdos e, em muitos casos, enviando mensagens, para sugerir temas ou buscar orientações. Desde o início da semana passada, a média tem se mantido em mais de meio milhão de visualizações de internautas por dia no Portal Gaz. “Diante de tamanho público acessando o conteúdo, também parceiros, lideranças e empresários podem se valer desse espaço para atingir com recados, marcas e serviços toda a região”, salienta o gerente Comercial da Gazeta, Lau Ferreira.

Publicidade

Na Rádio Gazeta FM 107,9, cujo noticiário e cujos programas de entrevistas agora são basicamente voltados à saúde, a interação, via mídias sociais ou por telefone, igualmente ocorre em níveis nunca antes testemunhados. “Isso só nos compromete ainda mais com a máxima credibilidade e em atender a dúvidas ou perguntas que os ouvintes, recolhidos a seus lares, nos enviam. A impressão que se tem é que todos os que estão em casa ficam as 24 horas do dia com o ouvido colado na Gazeta”, comenta o gerente de Rádios, Leandro Siqueira.

LEIA MAIS: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre a Covid-19

Conforme Beling, o grave momento atual só reafirma que a sociedade segue demandando, como sempre demandou, as mídias tradicionais, de comunicação séria e comprometida. “Como em nenhum outro momento talvez, a imprensa precisa honrar sua vocação de informar bem. E a Gazeta busca cumprir da maneira mais eficiente e rápida possível esse papel”, salienta.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.