Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto destinar

Imposto de Renda pode apoiar idosos, crianças e adolescentes

Foto: Agência Brasil

A comissão do Projeto Destinar já entrou em contato com entidades para mobilizar a comunidade em relação à importância de fazer a destinação de parte do Imposto de Renda para fundos de amparo a crianças e idosos. O prazo para fazer a declaração, que era 30 de abril, foi prorrogado nessa quarta-feira, 1°, para 30 de junho, em vista da pandemia do coronavírus. Em Santa Cruz do Sul, o cálculo é de que R$ 3 milhões deixam de ser direcionados às instituições. No ano passado, o total foi de R$ 400 mil. No município, 7,3 mil pessoas já concluíram a declaração, de um total esperado de 29,5 mil.

Integrante da comissão, Andriano Alves destaca que o cidadão não precisa pagar nada a mais. A diferença é a destinação, que pode ajudar instituições em situação de crise com a pandemia do coronavírus e ainda promover um retorno à economia local, já que serão adquiridos produtos de alimentação e higiene, materiais de construção, serviços de transporte, equipamentos e utensílios em geral, confecções e diversos outros itens necessários ao adequado atendimento a crianças, adolescentes e idosos.

LEIA MAIS: Prazo para entrega da declaração do IR é prorrogado para 30 de junho

Publicidade

O auditor e delegado da Receita em Santa Cruz do Sul, Leomar Padilha, ressalta a importância do dinheiro para o funcionamento das iniciativas sociais. “São quase 40 entidades que prestam esses atendimentos assistenciais. Agora, com essa crise da Covid-19, com expectativa da redução da economia, essas instituições vão sofrer”, enfatizou.

Como funciona
– Quem tiver restituição a receber terá o valor destinado somado à restituição. Quem tiver imposto a pagar terá o valor abatido do imposto devido.
– Para realizar a doação, pessoas físicas devem fazer a declaração no modelo completo. Do limite de 6%, a Receita permite a destinação de até 3% para cada fundo – dos idosos e da criança e adolescente.
– Em caso de dúvida, o contribuinte pode pedir ajuda a um contador.

Outras informações
facebook.com/projetodestinarscs
receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/projeto-destinacao

Publicidade

LEIA MAIS: Contribuintes já entregaram 8,1 milhões de declarações do Imposto de Renda

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.