Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MULTIMÍDIA

Gazeta registra níveis de audiência sem precedentes

Foto: Naiara Silveira

Somente o Instagram do Portal Gaz acumula mais de 50 mil seguidores

O período de quarentena e de prevenção contra a Covid-19 impulsionou de forma sem precedentes o consumo de informação, e a Gazeta presencia isso em todas as unidades. No impresso, no digital e nas rádios, a busca por conteúdo atualizado, completo e confiável tem elevado os índices de audiência a níveis históricos, bem como tem agregado muitos seguidores nas mídias sociais. Isso se reflete inclusive na procura por assinaturas, nas versões impressa e digital da Gazeta, que acolheram cerca de 200 novos assinantes ao longo do mês de abril.

Para o gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Rudolfo Beling, é uma evidência de que conteúdo de qualidade, com a marca da credibilidade, segue muito demandado em todas as plataformas, inclusive no impresso, e não apenas, como se supõe, no digital.

“Contribuíram para isso, sem dúvida, as campanhas de aproximação com a comunidade que a Gazeta promoveu nas últimas semanas, numa época em que tantas mídias optaram, de maneira um tanto confortável, por se recolher ao invés de cumprir seu real papel perante a sociedade”, avalia.

Publicidade

LEIA MAIS
Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis
Gazeta lança campanha ampla com enfoque na consciência ambiental


“E a Gazeta está com várias ações e iniciativas organizadas, prontas, para as próximas semanas. Há novidades vindo por aí para o público que já assina a Gazeta e também para atrair os que hoje ainda não recebem o jornal diariamente em seus lares.”

Uma delas é a retomada, no dia 26, do Projeto Gerir, em plataforma de debate online, aberto a todo o público, sobre as perspectivas para a economia local e regional e sobre meios de fazer frente aos desafios no mundo empresarial.

“O envolvimento da Gazeta com a comunidade será reforçado cada vez mais nas próximas semanas, e é nesse período tão desafiador que um veículo de comunicação tem de mostrar que é capaz de colaborar, de atuar positivamente para a sua região”, diz.

Publicidade

Beling lembra que os índices sem precedentes de audiência no Portal Gaz evidenciam a aceitação e a receptividade do conteúdo junto à população. Nos quatro primeiros meses de 2020, o Portal Gaz registrou média superior a 10 milhões de visualizações por mês, fechando o quadrimestre em 40,6 milhões de visualizações.

Em abril, foram 11,3 milhões de acessos (mais do que a população do Rio Grande do Sul). Nesta semana, na segunda-feira o portal atingiu 483 mil visualizações em um único dia, e na terça obteve 431 mil acessos. “O fato de os internautas manterem a rotina de consulta ao site só evidencia que o conteúdo está dentro da expectativa deles, e que é relevante para a sua vida. Do contrário, não retornavam”, frisa.

Ele reforça que a cada dia a equipe de profissionais da Redação Integrada esmera-se em compartilhar informação de qualidade, com amplitude de olhar sobre toda a região. “Procuramos não nos descuidar dos temas mais urgentes, como a saúde, a economia, a segurança, a educação, o agronegócio e a estiagem”, frisa. “Mas não esquecemos que o papel de um veículo de comunicação é essencialmente cultural, de formação humana, e, por isso, seguimos cuidando de artes, esportes, integração e sociedade.”

Publicidade

LEIA MAIS: Rádio Gazeta comemora 40 anos com novidades

No conjunto, 369 mil seguidores no Facebook

À medida que a Gazeta passou a fortalecer e intensificar cada vez mais a presença nas mídias sociais, os diversos canais de interação do grupo com o público saltaram para números históricos.

As unidades de conteúdo da Gazeta contabilizavam no início de maio 369 mil seguidores no Facebook. Só o Portal Gaz estava nesta sexta-feira com 153 mil seguidores no Facebook, mais do que toda a população de Santa Cruz. “Isso cada leitor ou internauta pode conferir por conta própria”, sugere o gestor Romar Rudolfo Beling.

Publicidade

No Instagram, o Portal Gaz, a plataforma digital da Gazeta, tem nada menos do que 53,5 mil seguidores. Os mesmos níveis são ostentados pela Gazeta do Sul, em suas páginas específicas; e as rádios da Gazeta, na atuação conjunta da 107,9 e da 101,7, contabilizam quase 120 mil seguidores em seus perfis de Facebook.

“Mas a força de nosso conteúdo não está na eventual maior ou menor presença em mídias sociais”, observa Beling. “Está na qualidade e na integração entre todas as mídias do próprio grupo. Não há parâmetro, em cidade de interior, de um grupo que une cotidianamente a interação dos conteúdos e a visibilidade gerada em jornal diário, em outro jornal semanal, a Gazeta da Serra; no Portal Gaz, em três rádios em Santa Cruz, além de outra em Sobradinho e mais uma em Rio Pardo, e ainda da extensão nacional da Editora Gazeta”, frisa. “Atuamos em simultâneo em várias frentes, em texto, áudio, fotos e vídeo, em Redação formada por mais de 40 profissionais.”

Beling ainda cita a forte presença nas mídias sociais dos veículos de fora de Santa Cruz, a Gazeta da Serra, a Rádio Gazeta FM 98,1 e a Rádio Rio Pardo FM 103,5. No caso da Gazeta de Sobradinho, só essa unidade contabiliza 47,6 mil seguidores no Facebook, enquanto a Rádio Rio Pardo tem outros 24,7 mil seguidores.

Publicidade

“A partir disso, eis a nossa satisfação: em Santa Cruz e na região, a qualidade do conteúdo da Gazeta é buscado de forma constante pelo público, como demonstram leitores, ouvintes e internautas que se informam em nossas plataformas”, enfatiza. “É para eles que atuamos a cada dia, e é a eles que agradecemos por confiarem em nosso esforço de bom jornalismo e de boa comunicação.”

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.