Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conscientização

Aumentam as denúncias de violência contra os idosos em Santa Cruz

Na última segunda-feira, 15, transcorreu o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data mundial definida em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), buscando que governos e sociedade elaborem campanhas de combate e sensibilização a esse tipo de violência.

Em Santa Cruz do Sul, dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mostram que, de janeiro a maio deste ano, foram 98 denúncias de violência contra idosos, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 81 casos. De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Juliana Scharnberg, o tipo de violência mais recorrente é a negligência no âmbito familiar, que se caracteriza principalmente pelo abandono da pessoa idosa pelos filhos ou responsáveis por seus cuidados básicos de saúde, alimentação e moradia. Outros tipos de violência registrados são o abuso econômico-financeiro, quando terceiros utilizam dinheiro ou bens do idoso sem o seu consentimento, e ainda a própria violência física.

LEIA MAIS: Dia é para refletir sobre a violência contra os idosos

Publicidade

Dados do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos mostram que o número de denúncias em nível nacional cresceu 30% em 2019, totalizando 48.466 somente por via telefônica. Assim como verificado em Santa Cruz do Sul, a negligência é o principal motivo, respondendo por 41% das queixas. Caracterizada por exposição a constrangimento, humilhação e isolamento, a violência psicológica aparece na segunda posição, com 24%, seguida do abuso financeiro, com 20%.

Juliana explica que, quando o CMI recebe uma denúncia, ela é apurada pelo Creas em conjunto com o Ministério Público, que investiga e toma as providências legais. Caso o idoso necessite de remoção do local onde se encontra, os órgãos buscam outros familiares que possam recebê-lo. Não existindo essa possibilidade, o caminho é a institucionalização, em entidades como a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan).

Quem quiser fazer uma queixa pode entrar em contato com o CMI pelo telefone 3715 6230 ou pelo e-mail [email protected]. br. As denúncias também podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 100.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Asan precisa de doações para cuidar dos idosos

OS NÚMEROS

Violência contra idosos em Santa Cruz do Sul em 2020
Negligência – 18
Autonegligência – 3
Abuso financeiro – 6
Violência psicológica – 16
Violência psicológica e física – 7
Abuso em clínicas de repouso – 3

Total 53

Publicidade

*Dados do Conselho Municipal do Idoso.

LEIA TAMBÉM: Casas geriátricas reforçam os cuidados durante pandemia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.