Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Gazeta esteve lá: na Expozebu, em Uberaba (MG)

ABCZ concentra a melhor genética dessa raça

A Expointer, o principal evento agropecuário do Rio Grande do Sul e em toda a região Sul do Brasil, previa a sua 43ª edição em 2020, que acabou sendo cancelada em virtude da pandemia. É a vitrine por excelência, há mais de quatro décadas, do aprimoramento das raças de animais dessa área, contribuindo para a melhoria genética no Estado.

E se na Expointer as equipes da Gazeta costumam se fazer presentes a cada nova edição, acompanhando em especial a participação de expositores de Santa Cruz do Sul e da região, da mesma forma a Gazeta marca presença em outro grande evento de expressão nacional: a ExpoZebu – Exposição Internacional de Gado Zebu, em Uberaba (MG), que se realiza exatamente pelo dobro de tempo do que a Expointer. E a edição de nº 86, em 2020, a exemplo da feira gaúcha, também foi cancelada por causa da pandemia.

Laboratórios também têm sede em Uberaba

A ExpoZebu é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e em 2020 teria ocorrido entre 25 de abril e 3 de maio no Parque Fernando Costa, em Uberaba, com a expectativa de visitação de 320 mil pessoas, tanto das cercanias, no chamado Triângulo Mineiro, quanto de todo o País. Uberaba, cidade de quase 300 mil habitantes, está a 480 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, já na área oeste do Estado, junto com Uberlândia.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: no apê de João Ubaldo Ribeiro

Publicidade

Parque da Expozebu, marco do agronegócio

É uma região por excelência para a pecuária de elite das raças indianas, os zebuínos, de carne e de leite, e como tal, por sua localização privilegiada, sedia algumas das mais eficientes fazendas de criação e de disseminação de genética. Além de concentrar a maioria das associações específicas de raças zebuínas, também é expoente em gado de leite, como sede da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), uma das raças leiteiras mais presentes no rebanho brasileiro atual. Em paralelo, Uberaba atraiu a grande maioria dos laboratórios de prospecção de genética e de inseminação artificial.

Todo esse público e esses empreendimentos têm na ExpoZebu o seu ponto de encontro e de compartilhamento do que apresentam de mais moderno e de vanguarda. A Gazeta tem se feito presente a essa feira desde o início dos anos 2000, a partir do lançamento do Anuário Brasileiro da Pecuária, pela Editora Gazeta, bem como de publicações específicas para gado de corte e de leite. Além da presença no evento, tanto com estande para divulgação de suas publicações quanto com visitação da equipe de marketing a parceiros da editora, as equipes de reportagem e de fotografia costumam se dirigir a essa região, o Triângulo Mineiro, em outras épocas do ano, para compor o rico e variado banco de imagens de paisagens, fazendas, criações, plantéis, em gado de corte e de leite.

Em paralelo a sua projeção no ambiente da pecuária e dos grandes eventos do agronegócio nacional e internacional, Uberaba ainda é lembrada por ser a cidade na qual residiu uma das maiores lideranças espíritas, Chico Xavier (1910-2002), cuja casa, hoje memorial, é ponto de visitação constante de pessoas vindas de todas as regiões do Brasil. Esse memorial as equipes da Gazeta também costumam visitar.

Publicidade

Raças zebuínas estão em destaque no evento

A série
Em homenagem aos 75 anos da Gazeta do Sul, completados em janeiro, esta seção vai compartilhar, ao longo de todo o ano, nas edições de quarta-feira e de final de semana, 75 momentos em que jornalistas fizeram coberturas especiais no País e no exterior.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: na missão gaúcha em Israel

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.