Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Apoio à produção da agricultura familiar é prioridade entre os eleitores

Votação da Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

Votação da Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

O Corede Vale do Rio Pardo está avaliando os números divulgados ao final da tarde desta quinta-feira, 5, referentes ao processo de Consulta Popular 2020, cuja votação se encerrou na última terça-feira, 3. Dos 23 municípios, apenas Encruzilhada do Sul não atingiu índice mínimo de 2% dos votos para concorrer aos recursos destinados aos projetos – o município mobilizou somente 1,96% do eleitorado.

O projeto mais votado pelos eleitores da região foi o de número 2: “Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar”, que será contemplado com R$ 371.428,57 em 2021. Já o segundo projeto com mais votos na região é o número 1: Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar, com recursos de R$ 371.428,57 em 2022.

LEIA MAIS: Baixa adesão à Consulta Popular pode deixar municípios sem recursos

Publicidade

Heitor Álvaro Petry, presidente do Corede, que promove o fórum: proposta é refletir sobre a valorização do agricultor


O presidente do Corede VRP, Heitor Álvaro Petry, considera o desempenho muito satisfatório por causa da mobilização dos Comudes em cada município. “Por se tornar um ano completamente atípico e uma votação completamente diferente, imaginamos que haveria dificuldades. Mas houve um grande apoio de todos os Comudes e da mídia e o nosso Vale do Rio Pardo se destacou”, citou.

Em números gerais, os municípios que se destacaram na votação foram os de Vale Verde, que atingiu 13,59% do número de eleitores; seguido de Tunas, com 11,88%. Encruzilhada do Sul teve o pior desempenho, com 1,96%, seguido por Venâncio Aires, com 2,31%. Santa Cruz do Sul atingiu 2,93% dos eleitores. No total foram 11.464 votos nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo, sendo uma das regiões do Estado com maior participação na Consulta Popular, no número total de votos.

LEIA MAIS: Seis municípios da região ainda não atingiram índice mínimo na Consulta Popular

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.